O Prof. Tiago Coutinho, docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), lança, na próxima quinta-feira (19), às 19h, na Livraria Substânsia (R. Dragão do Mar, 81), o livro Iracema, América: anagramas coloniais. Em formato de ensaio, a obra reflete sobre a interpretação mais comum sobre o romance Iracema, de José de Alencar, de que o título é um anagrama de América — as palavras possuem as mesmas letras posicionadas em ordem diferente —, e parte da pergunta: seria, portanto, Iracema um livro sobre a América?
O texto é um pedaço modificado da tese Iracema, horizonte de memórias do mito incessante, defendida pelo Prof. Tiago em 2019, no programa de pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), e foi publicado como livro em 2021, mas, por causa da pandemia, nunca teve lançamento em Fortaleza, cidade que, de certa forma, atravessa todas as reflexões da publicação. A publicação faz parte da coleção de mini ensaios “mobile”, da editora Lumme, coordenada por Manoel Ricardo de Lima.
Além de docente da UFCA, o Prof. Tiago Coutinho é jornalista, mestre em Sociologia e doutor em Memória Social, com pesquisas voltadas à literatura, à cidade e à memória. No ano passado, juntamente com o NaMídia, laboratório do curso de Jornalismo da UFCA, lançou o podcast Beijos para Johnathann, recontando a história de Johnathann Kiss, comunicador e promoter do Cariri cearense que contribuiu para a história da região, em especial na moda, na comunicação e na luta LGBTQIA+ na década de 1990.
Serviço
Lançamento do livro Iracema, América: anagramas coloniais, de Tiago Coutinho
19 de dezembro de 2024, às 19h
Livraria Substânsia (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE)
Valor do livro: R$ 30,90