O espetáculo Juro dizer a Verdade, idealizado por docentes e técnico-administrativos do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) e por artistas fortalezenses, terá apresentações nos dias 11 e 12 de dezembro, às 19h, no Hub Porto Dragão (Rua Bóris, 90c – Centro. Fortaleza–CE). Com concepção da Cia. Autorizzzada de Teatro, direção do Prof. Hector Briones e atuações da Prof.ª Renata Lemes e do Prof. Tiago Fortes, a montagem teatral, inspirada no mito bíblico de Caim e Abel e no romance Caim, de José Saramago, reflete sobre a política atual brasileira. Diante do entremeado teológico-político em curso na vida social contemporânea, no qual ressoam as feridas histórico-coloniais da nossa sociedade, Juro dizer a Verdade abre perspectivas de leitura e ação diante dos meandros políticos-institucionais do presente social.
Com o apoio da ADUFC-S.Sind, a peça terá ingressos gratuitos para docentes filiados/as ao sindicato, com possibilidade de acompanhante, respeitando o limite de 50 entradas gratuitas por noite. Para reserva dos ingressos, é necessário confirmar presença previamente por meio de formulário online até o dia 10 de dezembro.
Os professores Tiago Fortes e Hector Briones também participam, como programação prévia à peça, de edição do Programa Rádio Debate da próxima quinta-feira (5), às 11h30, para conversar sobre a montagem teatral, o teatro, o fazer artístico e a política. O programa ao vivo pode ser acompanhado pela Rádio Universitária FM na frequência 107,9 ou pelo site https://www.radiouniversitariafm.com.br/.
Confira a sinopse e a ficha técnica do espetáculo:
Uma cena. Dois Irmãos. Três cadeiras. Uma atriz. Um ator. Um mito. Uma rejeição. “Juro dizer a verdade” é um ensaio sem fim entre uma atriz e um ator. Mentira. A verdade é que se trata de um ensaio entre dois irmãos, preparando uma cena a partir das figuras do Caim e Abel. Estão diante da força insuperável de um mito. Corrigindo: estão diante da força insuperável da verdade. Mas não há reconciliação possível, hoje, entre nós, irmãos? Ao fim e ao cabo, quem é você: Caim ou Abel? O público é desafiado a refletir sobre estas questões para relacioná-la com o contexto contemporâneo e suas complexas interseções entre arte, religião e política. O teatro, essa máquina artificial, do “fake”, vem assim a vós, dizer a verdade diante deste país. Falso: tentamos, ensaiamos. Essa atriz e esse ator demandam, um do outro, um sacrifício, que leve a um contato ‘real’ com vocês. Esse é o jogo, essa é a cena. Juramos.
Ficha técnica
Atuantes: Renata Lemes e Tiago Fortes
Direção: Hector Briones Dramaturgia: Rafael Barbosa e Cia. AutoriZZZada de Teatro.
Audiovisual: Gra Dias e Victor Augusto
Trilha sonora: Ayrton Pessoa (BOB)
Iluminação: Walter Façanha
Preparação Corporal: Alda Pessoa
Figurino: Diego Landim
Costura: Lídia dos Anjos
Vestivel branco: Carol Outono
Máscaras: Diego Landim, Kazane e Fernando Otto
Adereços: Diego Landim e Kazane
Produção: Bruna Pessoa
Ass. De produção: Felipe Feros e Marjorie Martins
Projeto gráfico: Diego Landim Erratica Design.
Concepção: Cia AutoriZZZada de Teatro
Agradecimentos: Juliana Rangel, Isac Bento, Renata Sampaio, Dario Albuquerque e Cia. Prisma de Artes.
Serviço:
Espetáculo Juro dizer a Verdade
Direção de Hector Briones, com atuações de Renata Lemes e Tiago Fortes
Data: Dias 11 e 12 de dezembro, às 19h
Local: Hub Porto Dragão (Rua Bóris, 90c – Centro. Fortaleza–CE)
(Fotos: Lana Goes)