A atividade ocorreu na última segunda-feira (7), no campus de Juazeiro do Norte (Fotos: Larissa Mendes Alves)
A Prof.ª Amanda Pino, diretora de patrimônio da ADUFC, participou, na última-segunda, a convite da Prof.ª Isadora Meneses Rodrigues, de simulação de entrevista coletiva com alunos/as da disciplina de Assessoria de Imprensa do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A temática da coletiva girou em torno da Greve Docente Federal ocorrida de abril a junho deste ano e seus desdobramentos. A atividade, com mediação do estudante Leonardo Henrique, foi dividida em três blocos de perguntas.
O primeiro bloco trouxe questionamentos sobre a construção da greve e a movimentação sindical docente nos meses anteriores à deflagração; já no segundo bloco os/as estudantes indagaram a docente sobre a manutenção do movimento paredista, as negociações com o governo federal, a construção do diálogo com estudantes, imprensa e sociedade civil, além de buscar avaliação sobre as principais conquistas e quais as derrotas da greve; por fim, no terceiro bloco, as perguntas foram direcionadas aos desdobramentos da greve, às implementações já concretizadas pelo governo, aos recuos ainda existentes e quais as perspectivas futuras do movimento sindical docente. A proposta da disciplina é que, após a entrevista coletiva, os/as estudantes irão produzir uma nota institucional sobre os temas abordados como se fosse um material de comunicação da ADUFC, para avaliação e composição dos aprendizados de assessoria de imprensa.
Ao final da atividade, a Prof.ª Amanda Pino agradeceu o convite e refletiu sobre a importância da luta sindical para a defesa da universidade e da educação públicas. “Em cada um de vocês hoje, que eu consiga ter, de certa forma, despertado algum senso de coletividade, algum senso de que é necessário a gente se mobilizar, é necessário a gente se articular, é necessário a gente reivindicar as nossas conquistas para que a gente possa ter uma universidade pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada”, finalizou.