As assembleias gerais ocorreram em Fortaleza, com transmissão online para os campi do interior
Assembleia Geral Ordinária da ADUFC aprovou, na manhã de hoje (13), o parecer do Conselho Fiscal que recomenda a aprovação das contas da entidade no período de junho de 2023 e maio de 2024 (biênio 2023-2025), bem como o relatório anual de atividades da entidade – ambos já chancelados pelo Conselho de Representantes no dia 21 de agosto. Outra Assembleia Geral Extraordinária, realizada na sequência, definiu os nomes dos/as delegados/as e observadores/as que representarão a seção sindical no 15º CONAD Extraordinário do ANDES-SN sobre carreira docente, de 11 a 13 de outubro, em Brasília.
Assinado pelo presidente do Conselho Fiscal, Prof. Bruno Rocha, o parecer da prestação de contas foi elaborado com base na análise de demonstrativos financeiros, balancetes contábeis e extratos de contas. Dos doze meses considerados, nove apresentaram superávit, chegando a um resultado líquido do exercício de R$ 615.408,23.
A presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, explicou que, nos últimos meses, a entidade fez um trabalho de replanejamento dos gastos para incorporar a contribuição repassada ao ANDES-SN sem gerar impactos na realização de suas atividades cotidianas. “Nós fizemos esse esforço de reestruturar as contas. A gente mudou nossa realidade quando passou a ser seção sindical do ANDES-SN. Nós passamos a ter essa atuação nacional e isso significa também contribuir nacionalmente. A ADUFC é bastante ativa e todas essas atividades requerem recursos”, explicou. “Nós não quisemos baixar o nível de atividades sindicais da ADUFC, então foi preciso um trabalho de melhorar os gastos para chegarmos a essa realidade”, acrescentou.
No relatório, o Prof. Bruno Rocha lembrou que não foi possível ter um incremento significativo nas arrecadações, uma vez que os últimos reajustes nos salários dos docentes foram limitados. “É evidente que a ampliação da sindicalização resulta em maior organização da categoria e a luta por direitos e a valorização do serviço público ampliam a capacidade de atuação da entidade por aumentar sua capacidade de arrecadação e consequente ampliação da luta sindical”, apontou o documento.
Conforme o relatório anual de atividades, apresentado pela Profª. Irenísia Oliveira, de junho de 2023 a agosto de 2024, foram realizadas oito reuniões do Conselho de Representantes e 20 Assembleias Gerais, 12 delas pautando a Greve Docente Federal. Foram citadas ações como a concretização do retorno ao Sindicato Nacional; o 42º Congresso do ANDES-SN, sediado em Fortaleza pela ADUFC; seminários e atividades nacionais; lançamento do livro/dossiê sobre a intervenção na UFC; e participação da seção sindical em fóruns e coletivos em defesa da educação e do serviço público, além de feiras literárias, celebrações e outros eventos realizados pela ADUFC.
Já a comitiva que representará a ADUFC no 15º CONAD Extraordinário do ANDES-SN sobre carreira docente será formada pela Profª. Irenísia Oliveira, pela Profª. Vanessa Jakimiu (FACED/UFC) e pelo Prof. Raimundo Mendes (Casas de Cultura Estrangeira/UFC).
+ Acesse a íntegra do parecer sobre a prestação de contas da ADUFC