Foram realizadas palestras no Auditório da FACED/UFC e em outros campi da capital e do interior (Fotos: Nah Jereissati/ADUFC)
A ADUFC promoveu, na última quarta-feira (11), o debate “Contrarreformas da previdência e carreira docente federal: impactos para ativos/as e aposentados/as”, no Auditório da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A atividade integrou a programação do seminário sobre os sistemas previdenciários das instituições públicas federais e estaduais, com foco especial na docência, realizado em conjunto com Sindurca, Sinduece e Sindiuva – seções sindicais do ANDES-SN no Ceará.
O evento contou com debates nos campi de Fortaleza, Crato e Sobral, entre os dias 9 e 12 de setembro, e presença do advogado e professor Leandro Madureira, especialista em Direito Público e Previdenciário e membro do Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos, que integra a Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES-SN.
Madureira abordou as complexidades do tema e as recentes mudanças nas formas de arrecadação previdenciária. Em sua apresentação, detalhou a estrutura do sistema previdenciário brasileiro, no qual está incluído o Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos, que já passou por diversas alterações desde a Constituição Federal de 1988. “A aposentadoria ainda era vista como uma premiação ao serviço prestado”, explicou. De lá para cá, novas reformas foram implementadas no sistema de contribuição, como a emenda constitucional 41/2003, que pôs fim à paridade e integralidade nas aposentadorias do serviço público, citou o especialista. O momento foi importante como tira-dúvidas de docentes sobre o tema.