A reunião ocorreu ontem (5), na sede da ADUFC, com participação virtual de docentes do interior
O Conselho de Representantes da ADUFC debateu ontem (5) a reforma do espaço cultural da entidade e aprovou a ampliação da obra para incluir a troca de todo o piso da sede da seção sindical, que já necessitava de manutenção em razão do uso e para adequação ao novo projeto. Também entrou em pauta a rearticulação dos grupos de trabalho (GTs) da ADUFC, que passam por um processo de reativação incentivado pela atual gestão.
A presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, deu uma devolutiva sobre o encaminhamento da última reunião do CR, ocorrida no dia 21 de agosto, que recomendou à Diretoria a negociação buscando diminuir o custo total da reforma. Com a intervenção, foi possível chegar a uma redução de cerca de 22% no valor total aprovado pelo Conselho e também no prazo de entrega da obra. Irenísia ressaltou também a saúde financeira da entidade e lembrou a aprovação das contas do último ano pelo Conselho de Representantes no mês passado. A reforma do espaço cultural visa a adequar as condições sanitárias para abrigar a área do restaurante e de convivência da entidade.
No debate sobre os grupos de trabalho da ADUFC, o Prof. Paulo César Marques, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, apresentou um balanço da atuação do GT de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, que tem realizado debates mensais sobre temas diversos de interesse da universidade e da sociedade em geral. O grupo é coordenado pelo Prof. Bruno Prata, do Departamento de Engenharia de Produção da UFC, e conta com 23 participantes. O próximo encontro será na quarta-feira (11) sobre Resíduos Sólidos. “Essas experiências dos debates têm sido muito boas, porque ficamos com uma tempestade de ideias pensando o que pode ser feito, o que pode ser melhorado”, destacou Paulo César.
Irenísia Oliveira lembrou que a rearticulação dos grupos de trabalho da ADUFC é importante inclusive para dialogar nacionalmente com os GTs do ANDES-SN. “Temos que ficar atentos e estimular nossos colegas a participarem desses grupos”, destacou. Paulo César reforçou que não é preciso um número significativo de docentes para retomar as atividades dos grupos. Poucos/as professores/as já podem fazer a diferença na reativação das atividades e mobilização desses espaços.
A ADUFC é composta hoje por nove grupos de trabalho: Comunicação e Cultura; Política Educacional; Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual; Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; Política de Formação Sindical; Seguridade Social/Assuntos de Aposentadoria; Políticas Agrária, Urbana e Ambiental; e Saúde na Universidade. Docentes que tenham interesse em compor os GTs podem entrar em contato com a Diretoria da ADUFC. No site da entidade, há um destaque na home para acessar as páginas de cada grupo de trabalho.