O debate ocorreu no Auditório da Reitoria da UFC, com participação de docentes, TAEs e estudantes (Foto: Guilherme Silva)
A ADUFC marcou presença, na última quarta-feira (4), no evento “Estatuinte em Debate”, no Auditório da Reitoria da UFC, representada pela presidenta da entidade, Profª. Irenísia Oliveira. O encontro reuniu docentes, técnico-administrativos e a comunidade estudantil para um momento de discussão pública sobre a revisão e atualização do Estatuto da Universidade Federal do Ceará (UFC), principal normativo interno da Instituição. A mesa reuniu representações de lideranças das três categorias presentes na Comissão Organizadora da Estatuinte, que fizeram uso da palavra e na sequência ouviram intervenções da plateia. A abertura contou ainda com apresentação artística do servidor técnico-administrativo e estudante do Curso de Música da UFC Marco Fukuda, que executou peças para violão solo.
A Profª. Irenísia Oliveira classificou a Estatuinte como “um processo muito importante para a vida da Universidade”. Ela destacou as reuniões iniciais da Comissão Organizadora, realizadas em fevereiro deste ano, e a forma como os membros elaboraram uma metodologia que levasse em conta ações afirmativas e princípios de democracia e participação coletiva. “Nas primeiras reuniões, uma coisa importante para nós é que esse processo [da Estatuinte] fosse tão disseminado na comunidade universitária que, ao final, não houvesse ninguém que não tivesse ouvido falar, que não tivesse tido oportunidade de participar e de enviar alguma proposta se quisesse”, disse.
Também compuseram a mesa a vice-reitora Diana Azevedo; o coordenador de Articulação Política Institucional, Daniel Fonsêca; Elaine Teixeira, servidora técnico-administrativa com assento no Consuni/UFC; e Dandahra Cavalcante, estudante do curso de História e secretária-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE). No último dia 9 de agosto, a ADUFC publicou uma matéria detalhando a participação da entidade no processo de construção da Estatuinte da UFC – leia a matéria completa em nosso site.
(*) Com informações do portal UFC Informa