O debate ocorreu no Departamento de Engenharia Agrícola (Campus do Pici/UFC)
O Grupo de Trabalho de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da ADUFC promoveu, na última terça-feira (27), uma mesa de debate sobre a “História das Secas no Ceará”, com participação da Profª. Adelaide Gonçalves, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Bruno Pereira, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFC. O evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre estudantes (de graduação e pós-graduação), docentes e técnico-administrativos/as.
Bruno Pereira retratou os recorrentes eventos de seca no Ceará, discutindo suas causas e consequências sociais, com foco em três episódios: as secas de 1877, de 1915 e de 1932. Já Adelaide Gonçalves debateu o tema a partir de uma abordagem integrada das questões climáticas, sociais e políticas. A docente ainda fez referência aos registros na imprensa e em obras literárias. Também citou diversas referências que devem embasar as pesquisas sobre o tema. Após as exposições, o microfone foi aberto ao público, que se pronunciou, mostrando o interesse da comunidade universitária em temas transversais como o das secas.
O debate ocorreu no Departamento de Engenharia Agrícola, que fica no Centro de Ciências Agrárias (Campus do Pici/UFC). O GT de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da ADUFC tem realizado atividades mensais para debater diferentes temas de interesse da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.