A Profª. Izaíra Silvino recebeu um tributo com homenagens de amigos, familiares e colegas de trabalho (Fotos: Nah Jereissati/ADUFC)
A ADUFC recebeu, na última quarta-feira (14), um tributo à Profª. Maria Izaíra Silvino Moraes (1945-2021), maestrina, compositora, artista multifacetada e aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC). O momento foi marcado por emoções e homenagens à docente que foi a responsável pela criação do Coral da ADUFC, em 1991, e pela sua reativação, em 2014, atuando como regente até 2017, com a apresentação de importantes espetáculos. A cerimônia ocorreu exatamente 3 anos após a partida de Izaíra e um dia antes da data em que ela completaria 79 anos. O reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, esteve presente na celebração.
Sediado no auditório ao qual a maestrina empresta o nome, o encontro contou com apresentações musicais do Coral CAIS – Amigos de Izaíra Silvino, com regência especial de Davi Silvino, filho de Izaíra; do Canto da Apá – com regência de Aparecida Silvino, irmã de Izaíra; do Coral do IFCE, com regência de Davi Silvino, além de outras apresentações musicais de Davi Silvino, Aparecida Silvino, Didi Moraes, Eugênio Leandro e Carlinhos Crisóstomo e declamação de poema do Prof. Henrique Beltrão.
A cerimônia foi conduzida pela Profª. Tânia Batista (FACED/UFC), que foi colega e amiga de Izaíra. “A sensibilidade e força dessa mulher foram capazes de cultivar a arte, a música, a beleza, a poesia e a educação. Por onde andou, espalhou sementes de amor que frutificaram. Eu sinto que Izaíra cumpriu sua missão e encantou-se em cada um de nós”, destacou Tânia na fala de abertura.
A presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, fez um agradecimento à família de Izaíra Silvino por ter escolhido o sindicato como local de homenagem à docente e lembrou o legado que a musicista deixou dentro e fora da universidade. “Ela criou e recriou o Coral da ADUFC, por isso nós nos aproximamos dela e passamos a querer muito bem a ela. Ela era uma pessoa com muita energia, com muita força de viver até o final. Isso é algo que nos fortalece”, recordou. “A ADUFC, assim como a UFC, deve muito à Izaíra, tanto em termos da militância como por essa contribuição de ter trazido a música em seu sentido mais vivo, de arte, de vibração. É um momento de muita honra e emoção para nós”, acrescentou.
Izaíra Silvino era reconhecida pela profunda dedicação à música. A musicista deixou sua marca na cultura popular e na música cearense. Nascida em Baturité, Izaíra teve grande atuação no movimento coralista nacional, especialmente na década de 1980. Era definida como artista múltipla e reconhecida por sua diversidade: compositora, arranjadora, bandolinista, violonista, regente, cantora, coralista, professora, produtora cultural e escritora. Por ter inspirado toda uma geração de músicos, também cede o nome ao Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Música da UFC.
Formada em Direito pela UFC, Izaíra Silvino estudou Música no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e tinha mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Foi no Crato que teve a primeira experiência em regência, atividade que abraçaria como uma paixão. De 1981 a 1989 foi regente do Coral da UFC e mudou o formato das apresentações do grupo, que se transformaram em espetáculos. Em 2020, foi uma das 50 personalidades celebradas na Campanha de Sereia de Ouro.