A ADUFC recebe, na próxima quarta-feira (14), às 19h, uma homenagem à Profª. Maria Izaíra Silvino Moraes (1945-2021), maestrina, compositora, artista multifacetada e aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC). A docente foi a responsável pela reativação do Coral da ADUFC, em 2014, onde atuou como regente até 2017, com a apresentação de importantes espetáculos. A cerimônia ocorre exatamente 3 anos após a partida de Izaíra e um dia antes da data em que ela completaria 79 anos. O encontro contará com apresentações musicais de corais e da família da homenageada, além de um momento reservado para poesias e depoimentos. A celebração será realizada no Auditório da ADUFC, ao qual Izaíra Silvino empresta o nome.
Izaíra Silvino era reconhecida pela profunda dedicação à música. A musicista deixou sua marca na cultura popular e na música cearense. Nascida em Baturité, Izaíra teve grande atuação no movimento coralista nacional, especialmente na década de 1980. Era definida como artista múltipla e reconhecida por sua diversidade: compositora, arranjadora, bandolinista, violonista, regente, cantora, coralista, professora, produtora cultural e escritora. Por ter inspirado toda uma geração de músicos, também cede o nome ao Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Música da UFC.
Formada em Direito pela UFC, Izaíra Silvino estudou Música no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e tinha mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Foi no Crato que teve a primeira experiência em regência, atividade que abraçaria como uma paixão. De 1981 a 1989 foi regente do Coral da UFC e mudou o formato das apresentações do grupo, que se transformaram em espetáculos. Em 2020, foi uma das 50 personalidades celebradas na Campanha de Sereia de Ouro.