A Assembleia foi realizada no Auditório Izaíra Silvino, na sede da ADUFC em Fortaleza, com transmissão para o interior
A ADUFC realizou, na última quarta-feira (24), Assembleia Geral para definir os nomes que representarão a entidade no Fórum Cearense em Defesa da Educação Federal, instituído oficialmente no dia 4 de julho como uma das conquistas da greve das IFES. Também foram debatidos eixos que serão pautados no 67º Conad do ANDES-SN, que ocorre de 26 a 28 de julho, em Belo Horizonte (MG), onde será atualizado o plano de lutas do Sindicato Nacional. O evento tem como tema “Fortalecer o ANDES-SN na luta por orçamento público, salário e em defesa da natureza”.
Conforme votado na AG, comporão o fórum recém-criado a presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira; o diretor de Assuntos de Aposentados da entidade, Prof. Bosco Arruda; e a Profª. Suele Alves (UNILAB). A coordenação terá representações de entidades ligadas à educação federal, como ADUFC, SINTUFCE, SINDSIFCE e suas entidades representativas nacionais (ANDES-SN, FASUBRA e SINASEFE), além do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFC) e da União Estadual dos Estudantes do Ceará/Livre (UEE). A expectativa é de que outras entidades se somem em breve à iniciativa. As reuniões serão mensais e as deliberações se darão por consenso.
Em relação ao Conad, docentes defenderam que a ADUFC esteja presente em debates já previstos na programação, como a decisão sobre a participação do ANDES-SN no Fórum Nacional de Educação (FNE), além de abordarem temáticas como a Cúpula dos Povos do G20, articulação nacional da qual a ADUFC está participando no Ceará; a conjuntura política no contexto das eleições municipais e a relação com a educação federal; o enfrentamento ao Proifes como entidade cartorial e oportunista; e as condições de transporte e assistência à saúde para estudantes, dentre outras.
Conforme aprovado na Assembleia Geral realizada no dia 28 de julho, representarão a ADUFC no 67º Conad do ANDES-SN as professoras Irenísia Oliveira (Diretoria da ADUFC), Lígia Rodrigues (UFCA), Suele Alves (UNILAB), Sílvia Viana (UFC-Russas) e Jackline Rabelo (FACED/UFC).