Brasília recebe, de 30 de julho a 1º de agosto, a 5ª Conferência Nacional de CTI (5ª CNCTI), um importante espaço de diálogo entre diferentes atores da sociedade para refletir sobre o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação e seu rumo nos próximos anos. A última conferência desse porte, a quarta edição, foi realizada em 2010. O evento deste ano é simbólico porque representa as mudanças de rumos no país, governado entre 2019 e 2022 por um governo de extrema-direita que negava e atacava a ciência e a pesquisa. As inscrições presenciais foram encerradas rapidamente, mas ainda é possível acompanhar as discussões virtualmente inscrevendo-se pelo site do evento.
A Conferência tem como tema nesta edição “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. Serão analisados os programas e planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023, bem como os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030 e ações a serem executadas em longo prazo. Entram na lista a recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; discussão sobre programas e projetos estratégicos nacionais; e a ciência para o desenvolvimento social.
Entre os participantes, estão representantes das instituições de ensino e pesquisa, pública e privada, sociedade civil, setor empresarial, comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe e representantes do governo – entes envolvidos com a implementação de políticas públicas e de CT&I, com o fortalecimento das ciências básicas, transdisciplinares, com novos temas de pesquisa, com a difusão da inovação e com o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação, discutindo, refletindo e tratando de temas relevantes e com foco no crescimento e no desenvolvimento do país.
Os eventos preparatórios foram realizados entre os meses de dezembro de 2023 e maio de 2024 e divididos em conferências livres (em que pessoas e instituições elaboraram propostas de temas e enviaram à comissão organizadora), conferências municipais, estaduais, regionais (Sudeste, Norte, Sul, Centro-Oeste e Nordeste) e conferências temáticas – temas importantes de CT&I selecionados para debate pela própria comissão organizadora da 5ª CNCTI.
Também foram produzidos e-books divididos entre síntese das conferências livres e síntese das conferências regionais e reuniões temáticas, com download gratuito no site da 5ª Conferência. O objetivo é que cada participante leia os materiais para desenvolver os debates preparatórios.