Assembleia Geral ocorreu no dia 3 de julho, no campus da UFBA em Salvador (Foto: Eline Luz/Ascom ANDES-SN)
Docentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e da UNILAB – Campus Malês aprovaram, por unanimidade, no último dia 3 de julho, a desfiliação do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub) ao Proifes-Federação. A assembleia, convocada pela própria base, ocorreu no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, em Salvador, com a presença de 221 filiadas e filiados, atendendo ao quórum estatutário.
O estopim para a desfiliação ocorreu após a recorrente conduta antissindical do Proifes durante a greve da educação federal de 2024, que tentou costurar um acordo com o governo federal sem qualquer legitimidade da categoria. A postura gerou questionamentos incisivos em sua base, uma vez que as ações da entidade foram instrumentalizadas pelo governo federal para impor uma derrota ao movimento grevista, o que não ocorreu.
Na ADUFC, a vinculação com o Proifes foi encerrada em 15 de maio de 2014, quando a categoria votou pela desfiliação e ratificou em março de 2015 em uma segunda Assembleia Geral – a decisão foi reconhecida inclusive em sentença judicial. Após uma série de assembleias, plebiscito e amplo debate sobre o tema, a ADUFC retornou oficialmente, no início do ano, à base do ANDES-SN, reincorporando-se à luta docente nacional.