A ADUFC lamenta profundamente a morte da Profª. Tânia Barbosa Cabral de Araújo, aposentada do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará (UFC), ocorrida ontem (22). A docente prestou significativa contribuição ao movimento docente, à democracia e à cultura: foi uma das fundadores deste sindicato, compondo a primeira Diretoria (1980-1982); integrou o Coral da ADUFC, sob regência da Profª. Izaíra Silvino; e foi cantora e compositora, participando do grupo Pessoal do Ceará e do movimento Massafeira Livre.
Na Universidade Federal do Ceará, Tânia Araújo ingressou como professora durante a criação do Curso de Economia Doméstica, no fim dos anos 1960. Atuou principalmente na área de Extensão, promovendo troca de experiências entre bordadeiras e rendeiras no litoral cearense, e o intercâmbio entre profissionais e professores de Costa Rica, Panamá e Canadá.
Durante a ditadura civil-militar no Brasil, Tânia participou ativamente dos movimentos pela anistia e pela libertação de presos políticos no Ceará. Também lutou pela democratização da UFC e integrou atividades dos comandos de greve na universidade, defendendo eleição direta para coordenadores de curso, chefes de departamento, diretores de centro e reitor.
Deixou sua marca na cultura popular cearense como compositora e cantora. No movimento Massafeira Livre (1978-1980), compôs músicas com Belchior, Rodger Rogério e Ednardo.
O velório da Profª. Tânia Araújo ocorre hoje (23), das 14h30 às 17h, entre as salas 1 e 4 do cemitério Jardim Metropolitano, seguido do sepultamento, que será no mesmo local (4º Anel Viário, sentido Eusébio). Neste momento de grande tristeza, a ADUFC reitera as condolências e a solidariedade aos familiares, amigos e ex-alunos de Tânia Barbosa Cabral de Araújo, que deixará saudades a todos com quem conviveu.