A reunião do Comando Unificado de Greve deliberou a convocação de docentes e técnico-administrativos (TAEs) para as ruas na próxima segunda-feira (3), em ato pelo Dia Nacional de Luta pela Educação Federal. A manifestação acontece a partir das 9h, com concentração e acolhida de caravanas na Reitoria da UFC, no Benfica, e caminhada em direção à Praça do Ferreira às 14h.
A decisão foi resultado de reunião do Comando Unificado de Greve, ocorrida na tarde desta quarta-feira (29), que contou com a presença de representantes da ADUFC e de dirigentes do SINTUFCe e do SINDSIFCE. Na ocasião, a presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, destacou a importância de demonstrar a força das categorias federais da Educação em meio à tentativa do governo de simular um acordo.
“A nossa tarefa é mudar essa realidade, reabrir as negociações e mostrar que elas não estão encerradas. Se o governo quer passar por cima dos trabalhadores, ele vai ter que assumir o ônus da falta de diálogo”, enfatizou Irenísia. De acordo com ela, ao desafio de lidar com a difícil realidade vivida nas universidades, soma-se a ausência de uma postura democrática do Executivo federal durante as negociações.
A construção do ato pelo Dia Nacional de Luta pela Educação Federal da próxima segunda (3) também integra as deliberações do Comando Nacional de Greve do ANDES-Sindicato Nacional e do Comando Geral de Greve da ADUFC. Em reunião na manhã desta quarta-feira (29), docentes das universidades federais do Ceará condenaram a manobra entre Executivo e Proifes para assinar acordo à revelia da categoria.
“Não podemos achar natural o que o governo tem feito. Temos que pedir para sair quem é desrespeitoso com o servidor”, avaliou a Profª. Maria Inês Escobar, secretária-geral da ADUFC, em relação à postura do secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo. Entre os encaminhamentos definidos pela Seção Sindical que representa docentes da UFC, UFCA e Unilab estão a intensificação da mobilização para forçar a reabertura das negociações e a sensibilização da sociedade.