A presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, recebeu o certificado da Alece em nome da entidade (Foto: Marcos Moura/Alece)
A ADUFC foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), na última segunda-feira (20), durante a sessão solene em comemoração aos 70 anos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Representaram a entidade a presidenta Irenísia Oliveira, e a secretária-geral Maria Inês Escobar. Na ocasião, também foi concedido o título de Cidadão Cearense ao reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida. A sessão solene resultou de requerimento dos deputados Renato Roseno, Missias Dias e Stuart Castro.
Os/as parlamentares presentes destacaram o importante papel social desempenhado pela UFC ao longo das últimas décadas e citaram as suas experiências pessoais de vínculo acadêmico e afetivo com a instituição. “Apenas 2,7% das instituições de nível superior têm um Índice Geral de Cursos nota 5, e a nossa UFC está entre elas. Em pesquisa, é a maior universidade do Norte-Nordeste, que faz pesquisas voltadas sobretudo aos dilemas imediatos do nosso povo”, relatou Renato Roseno.
O reitor Custódio Almeida salientou a importância de preservar os princípios norteadores das universidades. “Formar médicos, engenheiros, odontólogos, pedagogos, sim; mas formar para a paz, para a igualdade e para a justiça. Sem essas atribuições uma universidade não cumpre sua missão”, disse o reitor.
A sessão também homenageou o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE); o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC; 25 servidores docentes e técnico-administrativos da universidade, entre elas as professoras Maria Luiza Fontenele (aposentada/Ciências Sociais e ex-prefeita de Fortaleza) e Adelaide Gonçalves (Deptº. de História); e o empresário José Maria de Melo (in memoriam), doador do terreno onde foi construído o Campus da UFC em Itapajé.
(*) Com informações da UFC