Docentes das universidades, institutos federais e CEFETs realizam um abaixo-assinado para manifestar ao governo federal, de forma contundente, que só o ANDES-Sindicato Nacional e o SINASEFE representam a categoria e, portanto, podem assinar algum acordo de negociação salarial. Conforme o documento, o governo tem conhecimento de que apenas as duas entidades mencionadas têm legalmente carta sindical para representar e negociar em nome da categoria.
“Repudiamos qualquer tentativa do PROIFES ou qualquer outra organização que não seja o ANDES e o Sinasefe de falar em nome dos milhares de docentes federais. Rechaçaremos, jurídica e politicamente, qualquer manobra do governo em assinar acordos que não foram aprovados pelos docentes organizados nos sindicatos que representam legalmente os docentes federais”, diz o texto. E acrescenta: “Somos 69 universidades espalhadas pelo Brasil produzindo formação, pesquisa e extensão de altíssima qualidade. Dessas 69, docentes de mais de 63 universidades estão filiados ao ANDES-SN. O Sinasefe tem mais de 90 seções sindicais espalhadas por todo o Brasil”, acrescenta o documento.
A iniciativa é uma reação ao tom intimidatório do secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, na mais recente mesa de negociação, ao afirmar que a proposta apresentada na semana passada seria a última do governo. Acrescentou que ela poderia ser assinada por qualquer entidade sindical, gerando revolta nos professores e professoras.
Assine o abaixo-assinado em defesa da representatividade do ANDES-SN