A Profª. Luana Viana esteve em Brasília acompanhando atos, reuniões e debates sobre a greve docente (Foto: ANDES-SN)
A Profª. Luana Viana, da Diretoria da ADUFC, marcou presença na quinta semana de lutas e mobilização nacional em Brasília, integrando as atividades promovidas pelo ANDES-SN. Desde o início da paralisação, em 15 de abril, a ADUFC segue enviando semanalmente representantes dos comandos locais da greve docente na UFC, UFCA e UNILAB para a agenda da capital federal.
Na segunda-feira (13), ocorreram duas mesas bilaterais no MEC, entre elas a que trata do Magistério Superior (onde são debatidas as pautas não financeiras). Na reunião, o ANDES-SN solicitou que no regimento das mesas fosse retirada a afirmação de que seriam tratadas apenas pautas não orçamentárias e que o tópico sobre a recomposição do orçamento das IFES fosse incluído. Ao contrário, a mesa do MEC fica esvaziada de competência em comparação à do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), onde é discutida a recomposição salarial.
Já na manhã de terça-feira (14), a Profª. Luana Viana compôs a comissão que foi à Câmara Federal abordar parlamentares sobre as pautas docentes da Greve da Educação. Durante a tarde, ela também participou da reunião do Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES-SN. Entre os pontos mais importantes da reunião do CNG, a aprovação das cartas aos docentes das pós-graduações frente ao desrespeitoso tratamento dado pela CAPES/CNPQ e ao presidente Lula, a ser protocolada.
A quarta-feira (15) foi um dia intenso de atividades e reuniões em razão da mesa de negociação com o governo federal. Mesmo iniciando com uma hora de atraso, os grevistas mantiveram-se mobilizados, em vigília, do lado de fora do MGI. À tarde, foi realizada uma reunião do Comando Nacional de Greve para avaliação dos resultados da proposta apresentada pelo governo – essa avaliação foi enviada posteriormente às seções sindicais para ser apreciada nas assembleias gerais. Na quinta-feira (16), também ocorreram debates sobre “steps” e evolução da carreira docente.