O evento lotou o Auditório da ADUFC, na última quinta-feira (16)
O Comando Local de Greve recebeu na ADUFC, na última quinta-feira (16), a mesa Trabalho Docente: Greves e Reivindicações sob Governos Progressistas, com palestra do Prof. Ricardo Antunes (UNICAMP). A Profª. Irenísia Oliveira, presidenta da ADUFC, foi uma das debatedoras, ao lado das professoras Rafaela Florêncio, diretora do SINASEFE, e Anna Karina, da rede estadual de ensino. O deputado estadual Renato Roseno (PSOL/CE), com quem a atividade foi construída conjuntamente, fez a mediação.
Ricardo Antunes, uma referência em sociologia do trabalho, fez um retrospecto histórico sobre o mercado de trabalho no contexto dos diferentes períodos do capitalismo. Ele citou temas muito debatidos atualmente, como a uberização do trabalho, automação e robótica do trabalho, jornadas flexíveis (que mascaram precarização das condições trabalhistas), disseminação do home office, especialmente a partir da pandemia de Covid-19, dentre outros tópicos. Segundo ele, o trabalho remoto é um dos instrumentos de desmobilização da classe trabalhadora, dificultando a organização coletiva dos trabalhadores.
O estudioso fez referência à greve nacional nas universidades federais, reafirmando o caráter legítimo da paralisação e rebatendo algumas falas do campo progressistas que avaliam o movimento como um desgaste ao governo Lula, fortalecendo a extrema-direita. “Não se justifica dar dinheiro para os militares, mas não para as universidades”, comparou Antunes, referindo-se aos reajustes concedidos aos profissionais da segurança pública, muito acima do que os negociados com as demais categorias do serviço público federal. Após a exposição das falas, abriu-se espaço para perguntas da plateia, aprofundando o debate sobre os temas abordados pela mesa.