A ADUFC vem a público manifestar seu apoio ao Conselho Gestor Nacional dos Laboratórios de Ensino Flutuantes (CGN/LEF), que denunciou a ausência de dotação orçamentária por parte do Ministério da Educação (MEC) para custeio das atividades de formação embarcada dos estudantes de cursos de graduação e programas de pós-graduação de Ciências do Mar em 2024. A situação ameaça a continuidade de uma política pública voltada para a qualificação de profissionais da área.
O CGN/LEF também chama atenção para o fato de a restrição orçamentária ocorrer em plena vigência da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) e da necessidade de observância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na véspera da realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) no país.
Em 2013, o MEC liberou recursos financeiros para a construção de quatro Laboratórios de Ensino Flutuantes, construídos na Indústria Naval do Ceará (INACE) em processo executado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Uma década após a implementação desse projeto, esses equipamentos encontram-se sob ameaça. Repudiamos a falta de investimentos para o setor e reforçamos a cobrança pela intensificação de esforços governamentais para a difusão da cultura oceânica no Brasil.
Fortaleza, 3 de maio de 2024
Diretoria da ADUFC
Gestão ADUFC nas Lutas
(Biênio 2023-2025)