A Assembleia Geral da ADUFC, reunida no dia 25/04/2024, aprovou moção de apoio e solidariedade aos/às docentes das universidades estaduais do Ceará em greve (UECE, URCA e UVA) e aos seus respectivos dirigentes sindicais, que enfrentaram, ao longo do último mês, um processo de criminalização por parte do governo do estado à paralisação da categoria. Lançando mão de práticas antissindicais, o governador Elmano de Freitas não só se negou a negociar enquanto a greve persistisse como recorreu à judicialização para tentar interromper a mobilização.
Nesta semana, professoras e professores das estaduais avançaram em relação a um diálogo com o governo, mas, em assembleia na última quinta-feira (2), a categoria rejeitou o acordo proposto pelo governo. Esse avanço nas negociações só foi possível graças a uma grande mobilização que envolveu a articulação de coordenadores e diretores contra a punição de grevistas; as atividades de ocupação na universidade; o impulsionamento de campanhas de comunicação nas redes sociais; a massiva mobilização que ganhou adesão nacional e apoio de entidades sindicais de diferentes estados, incluindo visibilidade no próprio ANDES-SN, dentre outros. Isso só reforça o papel político e pedagógico da greve. Não há conquistas sem mobilização permanente!
Na pauta de reivindicações docentes estão a recomposição salarial, o cumprimento da data-base, prevista por lei para ser cumprida no dia 1º de janeiro de cada ano, além de outros itens: pagamento do retroativo da promoção 2019 e do piso de 2023; implantação das promoções 2022 e 2023; seleção estadual classificatória para temporários; equiparação salarial dos temporários; PVR dos doutores; pagamento das premiações; e fim da taxação das aposentadorias.
A ADUFC esteve presente em diversas agendas e assembleias na programação da Greve Docentes das universidades estaduais, demonstrando a unidade entre a categoria das diferentes esferas e reiterando a defesa do Direito de Greve e da democracia, dentro e fora da universidade.
Assembleia Geral da ADUFC
Reunida em Fortaleza, no dia 25/04/2024