Comando Nacional de Greve do ANDES-SN se reuniu na última sexta-feira (26), em Brasília
Após a negativa dos/as docentes das instituições federais de ensino superior (IFES) à proposta do governo na última rodada de negociações, em 19 de abril, o Comando Nacional de Greve do ANDES-SN, reunido na última sexta-feira (26), avançou na construção de uma nova proposta a ser apresentada na próxima reunião. O documento com os principais pontos foi enviado às seções sindicais, que deverão realizar uma nova rodada de assembleias na próxima semana, incluindo a ADUFC.
O Comando Nacional de Greve também destacou que a proposta do governo de reajustar os auxílios (alimentação, saúde suplementar e creche) foi conquista da luta e deve ser garantida para todos/as os/as servidores/as públicos/as federais de qualquer categoria a partir de maio, independentemente da assinatura do termo de compromisso, bastando a disposição do governo de efetivá-la por meio de Portaria.
O comunicado lembrou ainda que o prazo dado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para aceite ou rejeição da proposta não permitiu que todas as entidades sindicais conseguissem fazer a discussão nas bases, entre elas o próprio ANDES-SN – acesse o documento da íntegra. A decisão também foi informada ao MGI em ofício conjunto assinado pelas entidades da educação federal. ANDES-SN, Fasubra e Sinasefe cobraram reunião já para a próxima semana para concluir a negociação salarial e das pautas de reestruturação da carreira.
Veja a proposta do Comando Nacional de Greve a ser votada em Assembleia Geral: