Audiência ocorreu no gabinete do reitor, na última segunda-feira (22), com presença de docentes e estudantes (Fotos: Divulgação UFC)
O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, recebeu, na última segunda-feira (22), representantes do Comando Local de Greve Docente, com participação da ADUFC e de integrantes do movimento estudantil. Docentes atualizaram a reitoria sobre a adesão à greve por parte de outras universidades e institutos federais e apresentaram as principais reivindicações da comunidade universitária no contexto atual. Houve consenso sobre a garantia do pagamento de bolsas e auxílios estudantis e da reposição de todas as aulas e atividades acadêmicas suspensas a partir de 15 de abril, quando a greve teve início. Docentes também pautaram a situação dos professores substitutos, visitantes e temporários, informando a legitimidade do direito de greve e a garantia dos salários – ambos assegurados pela reitoria.
Outra deliberação importante foi a reposição de aulas para estudantes que tenham dificuldades para o comparecimento nas aulas durante a greve, como falta de transporte ou sensação de insegurança decorrente do esvaziamento dos espaços da universidade. A ADUFC e os estudantes demonstraram preocupação de que os discentes ficassem submetidos a um duplo regime: ao da greve, que é decisão de luta coletiva; e ao da decisão individual de docentes que resolvam renunciar ao seu direito de greve. Portanto, é fundamental reforçar a garantia de que todas as aulas serão repostas no calendário refeito após a greve.
Representando a ADUFC, participaram a presidenta Irenísia Oliveira, o vice-presidente Roberto da Justa e a 1ª suplente Luana Vieira. Também estiveram presentes as professoras Maria do Céu Lima (FACED/UFC), 1ª secretária da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN; Maurilene do Carmo (FACED/UFC) e Natália Barroso (DIATEC/UFC), ambas integrantes do Comando de Greve Docente. Do movimento estudantil, estavam presentes Dandhara Cavalcante e Marina Lopes, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC; e Italy Christie, diretora da União Estadual dos Estudantes Cearenses (UEE).
Da administração superior, estavam a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Marilene Feitosa; o pró-reitor-adjunto de Gestão de Pessoas, Bruno Matos; o chefe de Gabinete da Reitoria, Carlos Almir Monteiro; o assessor especial da Reitoria, Ciro Nogueira; e o coordenador de Articulação Política Institucional, Daniel Fonsêca.