A reunião do comando da greve docente na UFC reuniu-se na ADUFC na terça-feira (16)
Os comandos de greve docente nas três universidades federais do Ceará (UFC, UFCA e UNILAB) reuniram-se, pela primeira vez, na última terça-feira (16), com a participação de professores/as e estudantes. O encontro debateu e encaminhou uma série de atividades a serem construídas nas próximas semanas e das pautas locais de cada universidade. Entre as deliberações, está a construção de agendas conjuntas com os três setores da universidade – docentes, discentes e técnicos administrativos da Educação (TAEs).
A sede da ADUFC em Fortaleza recebeu o comando de greve dos professores e professoras da Universidade Federal do Ceará. O grupo tratou da composição dos comitês de Comunicação, Mobilização e Ética, além de deliberar a realização de debates presenciais e lives sobre diferentes temas relacionados à greve, como arcabouço fiscal e reformas da Previdência, Trabalhista e Administrativa. Também foi aprovada uma programação para a primeira semana de greve em diferentes locais, como ato no Palácio da Abolição em apoio a professores das universidades estaduais, roda de conversa sobre paridade na eleição para reitor, panfletagem no Campus do Pici, produção de material de comunicação e ato unificado com docentes do IFCE e TAEs, dentre outros.
Comando de greve da UNILAB reunido na última terça-feira (16)
Já docentes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) reuniram-se no pátio do Campus dos Palmares, em Redenção. O grupo debateu as principais dúvidas e questões sobre atividades consideradas essenciais e as pautas que o comando de greve levará para a audiência com a reitoria, agendada para sexta-feira (19). Dentre as atividades essenciais, foi deliberada a manutenção das bolsas e auxílios estudantis, de concursos e editais em andamento. Também foi manifestado o apoio a estudantes que podem ser prejudicados com provas e faltas durante a greve por professores que não aderirem à paralisação.
Reunião do comando de greve da UFCA
O comando de greve docente na Universidade Federal do Cariri também definiu os pontos de pautas abordados na reunião com a reitoria, ocorrida no dia seguinte (17); a composição dos primeiros nomes para integrar o Comando de Greve Local; a escolha dos representantes docentes a participarem da reunião com a reitoria; o início das discussões das pautas locais; e a construção do calendário de atividades políticas e culturais. Uma nova reunião ocorrerá nesta semana.