Servidores/as públicos federais promovem uma marcha saindo de vários estados na próxima semana rumo a Brasília. A ADUFC estará presente na agenda, articulada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) no contexto da luta por reajuste salarial, recomposição do orçamento das universidades e melhores condições de trabalho. A Regional Nordeste 1 do ANDES-SN disponibilizará ônibus saindo de Fortaleza na segunda-feira (15) para o ato na capital federal, no dia 17 de abril. São 42 vagas reservadas a professores/as da UFC, UFCA e UNILAB, estudantes e técnicos administrativos, com prioridade para docentes. Essa é uma das primeiras atividades da greve nacional das instituições federais de ensino superior (IFES), à qual a ADUFC aderiu na última terça-feira (9), em Assembleia Geral da categoria.
A mobilização em defesa da educação ocorre nacionalmente diante de 0% de reajuste salarial confirmado pelo governo para servidores públicos federais. As entidades sindicais também reivindicam equiparação dos benefícios entre servidores dos três poderes, reestruturação da carreira docente, equidade dos direitos para aposentados e revogação de medidas que atacam o funcionalismo. No dia 16 de abril, haverá uma audiência pública, às 16h, sobre as mobilizações e paralisações dos servidores técnicos de universidades e institutos federais, a ser realizada na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara Federal. A atividade foi requerida pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).
O índice reivindicado por docentes é de 22,71%, parcelado em 3 vezes (cerca de 7% em 2024, 2025 e 2026). O governo federal, por sua vez, mantém a proposta apresentada no fim do ano passado de 0% em 2024 e 9%, dividido em duas parcelas de 4,5%, com a primeira paga apenas em maio de 2025 e a outra metade em 2026.