A ADUFC lamenta profundamente a morte da Profª. Mônica Magalhães Cavalcante (1962-2024), docente do Departamento de Letras Vernácula da Universidade Federal do Ceará, na madrugada desta sexta-feira (5), aos 62 anos, vítima de complicações de uma virose que a levou a ficar internada nos últimos dias. A partida de Mônica foi sentida com imenso pesar e tristeza por Colegas, amigos e estudantes do Curso de Letras, onde lecionava desde 1989. Ela era referência na área de Linguística Textual e contribuiu fortemente com a formação de bolsistas de iniciação científica, mestres e doutores.
Mônica Magalhães era graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, com mestrado (UFC), doutorado (UFPE) e pós-doutorado em Linguística (Unicamp). Era ainda bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa e atuava nos campos de pesquisa da ênfase em referenciação, intertextualidade, metadiscursividade, argumentação, heterogeneidades enunciativas, gêneros do discurso, articulação tópica e sequências textuais. Com vasta experiência acadêmica, a docente também chegou a lecionar na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O velório da docente inicia a partir das 14h de hoje (5), no Cemitério Parque da Paz, e o enterro será amanhã (6), às 8h30, no mesmo local, precedido por missa de corpo presente. Neste momento de grande tristeza, a ADUFC reitera as condolências e a solidariedade aos familiares, amigos, colegas de trabalho e alunos de Mônica Magalhães Cavalcante, que deixará saudades a todos com quem conviveu e um imenso vazio na sala de aula.