O debate ocorreu no dia 3 de abril, na sede da ADUFC no Cariri
A ADUFC promoveu, na última quarta-feira (3), uma plenária com docentes filiados/as para debater a reforma no estatuto da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a indicação dos nomes para compor o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) que elaborará a proposta de estatuinte. A atividade ocorreu no Auditório da seção sindical no Cariri, em Juazeiro do Norte. Representaram a Diretoria da seção sindical o Prof. Willian Kurruíra, do Campus de Brejo Santo, e a Profª. Amanda Bezerra, diretora de Patrimônio da entidade.
Entre os temas debatidos, estava a preocupação com uma possível rapidez nas discussões sobre a estatuinte. Foi consenso entre os presentes que o debate sobre o novo estatuto deve ser amplo, democrático e sem pressa, respeitando todas as etapas do processo.
Foram indicados na plenária os nomes que comporão o GTT representando a categoria docente, atendendo à solicitação da administração superior: o Prof. João Adolfo Ribeiro, o Prof. Rodrigo Lacerda, o Prof. Marcelo Santiago (suplente) e a Profª. Camila do Espírito Santo (suplente). Entretanto, está entre as deliberações a serem encaminhadas ao Conselho Superior da UFCA a ampliação do GTT, garantindo a participação direta das entidades representativas: além dos 2 membros titulares indicados por cada categoria, conforme foi sinalizado pela proposta da administração superior, o acréscimo de 1 representante do Diretório Central dos Estudantes da UFCA, 1 representante do SINTUFCe, 1 representante da ADUFC, 1 representante da comunidade externa (esta vaga seria ocupada por integrante do Conselho Estadual de Educação) e seus respectivos/as suplentes.
Foram construídos ainda os seguintes encaminhamentos a serem direcionados ao Conselho Superior da universidade: que o processo de revisão estatutária não seja realizada de forma açodada; que o GTT se dedique a elaborar uma metodologia que garanta e provoque a ampla participação da comunidade acadêmica da UFCA; e que a escolha do presidente do GTT seja deliberada pelos membros do grupo de trabalho.
A ADUFC tem acompanhado o debate atentamente. No dia 27 de março, promoveu uma live sobre o tema, transmitida no canal do YouTube da seção sindical, discutindo experiências similares, como a da Universidade Federal do Ceará (UFC), que também deve aprovar uma nova estatuinte. O Estatuto da UFCA passará por uma reformulação em breve, em processo conduzido pela reitoria da instituição.