Docentes debateram e aprovaram, em Assembleia Geral da ADUFC nesta quinta-feira (25), uma contraproposta de reajuste salarial para servidores públicos federais a ser levada para as instâncias deliberativas do ANDES-SN. Isso porque a oferta do Palácio do Planalto, em dezembro último, de reajuste zero em 2024 causou indignação aos/às servidores/as e está sendo discutida no âmbito das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais que compõem o Fonasefe. Também foi encaminhada a participação da ADUFC na próxima reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), do Sindicato Nacional, no sábado (27), que terá entre as pautas centrais a elaboração de uma contraproposta de reajuste salarial para servidores públicos federais a ser apresentada ao governo federal.
Não aceitar zero de reajuste em 2024, reivindicar um índice entre 24% e 30% e garantir isonomia de direitos para servidores ativos e aposentados foram as deliberações centrais da Assembleia Geral. A margem do percentual tem como base o reajuste garantido pelo governo às categorias da Polícia Federal, conforme sugerido pela secretária-geral da ADUFC, Profª. Maria Inês Escobar. A Profª. Irenísia Oliveira, presidenta do sindicato, fez uma apresentação de um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) sobre uma projeção de recomposição para o funcionalismo público federal. Ela ainda expôs um levantamento elaborado pelo Prof. Júlio Barros, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC e ex-presidente do Conselho Fiscal da ADUFC, sobre a defasagem salarial da carreira docente federal ao longo dos últimos anos.
Também pautou a fala da docente a política econômica do atual governo federal a partir da tentativa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de chegar a um déficit zero das contas públicas – proposta que vai ao encontro dos setores ultraliberais. “Ao mesmo tempo, (a campanha salarial) é uma reivindicação de mudança no sentido de atender os trabalhadores do serviço público, mas também mudar essa política econômica de austeridade e de retirada de direitos. Não se pode bancar o déficit zero a partir da corrosão dos nossos salários”, destacou. “No apagar das luzes do ano legislativo (de 2023), tivemos aquela proposta chocante de zero por cento em 2024 e 9% parcelado em 2025 e 2026. A mobilização continua, estamos na luta para mudar esse cenário”, acrescentou Irenísia, que vai representar a ADUFC na reunião do Setor das Ifes no sábado (27), em Brasília.
Entre os pontos levantados por professores e professoras, também está a urgência na reestruturação da carreira no magistério superior. A avaliação é de que é preciso avançar com o debate pela valorização docente. “É fundamental pautar não apenas o reajuste, mas a nossa carreira, pois a nossa titulação está acima da nossa remuneração”, defendeu a Profª. Vanessa Jakimiu, da Faculdade de Educação (FACED/UFC). Já a Profª. Maria do Céu de Lima (FACED/UFC), 1ª secretária da Regional da Nordeste 1 do ANDES-SN, lembrou que devem ser defendidos os direitos dos trabalhadores aposentados, uma vez que, na proposta de dezembro, o governo federal assegurou nas negociações a atualização de benefícios, como o Auxílio Alimentação, que só contempla os servidores da ativa.
Delegação da ADUFC no Congresso do ANDES-SN
Durante a Assembleia Geral, docentes também chancelaram a delegação de docentes que representarão a ADUFC no 42º Congresso do ANDES-SN, que ocorre de 26 de fevereiro a 1º de março, em Fortaleza. Veja a lista completa dos/as delegados/as e observadores/as aprovados para o 42º Congresso do ANDES-SN:
Delegados/as
Diretoria:
1. Irenísia Oliveira – presidenta – Departamento de Literatura/UFC
Base:
2. Bruno Rocha – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular/UFC
3. Lena Espindola – Docente aposentada das Casas de Cultura Estrangeira/UFC
4. Maurilene do Carmo – Departamento de Teoria e Prática do Ensino/UFC
5. Uribam Xavier – Departamento de Ciências Sociais/UFC
6. Justino de Sousa Júnior – Departamento de Estudos Especializados/UFC
7. Geny Lustosa – Departamento de Estudos Especializados/UFC
8. Ana Paula Rabelo – Instituto de Linguagens e Literaturas/UNILAB
9. Saulo Quintana – Instituto de Formação de Educadores/UFCA
10. Kelly Menezes – Departamento de Fundamentos da Educação/UFC
11. Tiago Coutinho – Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte/UFCA
12. Tânia Batista – Departamento de Estudos Especializados/UFC
Observadores
1. Roberto da Justa – vice-presidente ADUFC – Departamento de Saúde Comunitária/UFC
2. Vanessa Jakimiu – Departamento de Teoria e Prática do Ensino/UFC
3. Paulo Carvalho – Departamento de Engenharia Elétrica/UFC
4. Daniele Bezerra – 1ª tesoureira ADUFC – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular/UFC
5. Sônia Pereira – diretora de Relações Intersindicais ADUFC – Docente aposentada do Departamento de Estudos Especializados/UFC
6. Maria Inês Escobar – secretária-geral ADUFC – Departamento de Estudos Interdisciplinares/UFC
7. Bosco Arruda – diretor de Assuntos de Aposentados – docente aposentado do Departamento de Engenharia de Produção/UFC