O evento recebeu convidados de seções sindicais de todo o Brasil e de outros países da América Latina
A ADUFC esteve representada pela Profª. Daniele Bezerra, 1ª tesoureira, no Curso Nacional de Formação Política e Sindical, promovido pelo ANDES-SN, nos dias 1º e 2 de dezembro, em Brasília. Organizada pelo Grupo de Trabalho de Política e Formação Sindical (GTPFS), a atividade discutiu a educação superior e a organização de trabalhadores e trabalhadoras na América Latina. O evento recebeu convidados de seções sindicais de diferentes regiões do Brasil e de outros países, como México, Paraguai e Venezuela. “Foi um momento muito importante de partilha da experiência sindical com outros países latino-americanos, que relataram essa dificuldade de mobilização social que vivenciamos. Também debatemos estratégias para enfrentar esse cenário”, relatou a docente.
Os palestrantes contribuíram para aprofundar a compreensão dos pontos comuns de ataques à educação pública e gratuita e à classe trabalhadora na América Latina, bem como ampliar a resistência em diálogo com setores classistas e combativos dos países vizinhos. “Educação superior e ofensiva da extrema direita na América Latina” foi um dos painéis do primeiro dia do evento, com os professores Roberto Leher, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Maria de la Luz Arriaga Lemus (Universidad Nacional Autónoma de México). Na sequência, iniciou-se a mesa “Educação Superior e Organização dos/as Trabalhadores/as”, com Osvaldo Coggiola, da Universidade de São Paulo (USP), e Sara Raquel López Cristaldo (Universidad Nacional de Asunción – Paraguai).
No segundo dia pela manhã, os/as participantes debateram a “organização dos/as trabalhadores/as na América Latina”, com mediação de Luis Bonilla-Molina (Centro Internacional de Investigación Otras Voces en Educación – Venezuela), e se dividiram em grupos de trabalho. O encerramento do encontro se deu com a apresentação das sínteses das discussões.
*Com informações do ANDES-SN