Skip to content Skip to footer

DECÊNIO 2024-2034 – Em seminário na ADUFC, professores e entidades da Educação debatem emendas para documento referência do PNE

O evento foi realizado na sede da ADUFC em Fortaleza, no último sábado (21) (Fotos: Lorena Alves/ADUFC)

Em articulação com diferentes entidades do setor da Educação, a ADUFC realizou um seminário sábado (21), na sua sede de Fortaleza, para debater o documento referência do Plano Nacional de Educação (2024-2034), pauta da Conferência Nacional de Educação (Conae) em janeiro próximo. O seminário antecipa as discussões das conferências municipais e estadual sobre emendas a serem apresentadas na etapa nacional. Representando a Diretoria da ADUFC, participaram as professoras Irenísia Oliveira (presidenta), Sônia Pereira (diretora de Relações Intersindicais) e Ana Amélia de Melo (diretora de Atividades Científicas e Culturais). Estiveram presentes a Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, o Fórum Estadual de Educação, o qual a ADUFC compõe, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Ceará, sindicatos da Educação e professores das redes públicas de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Camocim.

A presidenta Irenísia Oliveira fez uma fala inicial de boas-vindas e ressaltou a importância do debate sobre o PNE para a definição das políticas públicas para o próximo decênio. “A ADUFC, um sindicato que representa a categoria docente, não poderia deixar de participar desse momento que é tão importante para o setor da Educação”, reforçou. Ela também apresentou os sete eixos do documento, definidos pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). Os participantes se dividiram em grupos temáticos sobre cada tópico e, no turno da tarde, apresentaram, durante a plenária, as emendas debatidas nos GTs.

O Prof. Idevaldo Bodião, aposentado da FACED/UFC e representante do Ceará na Campanha Nacional pelo Direito à Educação, fez no início do seminário uma explanação geral sobre a metodologia do debate até chegar à conferência nacional, além de um breve retrospecto sobre outras edições do PNE. “O Fórum (Nacional de Educação) é um espaço de disputa política, porque é formado por diferentes instituições e pontos de vista”, destacou, lembrando que o espaço abriga tanto as representações do Estado brasileiro como da sociedade civil. Portanto, o documento referência do PNE que está em debate é resultado desse colegiado bi-participe. No Ceará, a Conferência Estadual de Educação está marcada para os dias 17 e 18 de novembro.

Também registraram presença no seminário o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), o Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), o Coletivo RUA, o Fórum de Educação Infantil do Ceará, o Sindicato APEOC, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep), o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA-Ceará), o Centro de Apoio a Pais e Mães de Portadores de Eficiência (CAMP), dentre outros. Do Conselho de Representantes da ADUFC, participaram as professoras Tânia Batista, Maurilene do Carmo e Vanessa Jakimiu, todas da FACED/UFC.

O tema central da Conae 2024 é “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. A convocação do evento faz parte da agenda de reconstrução do Fórum Nacional de Educação, responsável pelo acompanhamento e pela implementação do PNE.

[+] Saiba mais sobre o documento referência do PNE no site da ADUFC

Leave a comment

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]