A ADUFC foi representada no encontro do ANDES-SN pelo Prof. Jimmy Robson, tesoureiro-geral da entidade (Fotos: ANDES-SN)
A ADUFC marcou presença, no último mês, em eventos nacionais para aprofundar o debate sobre carreira única, experiências de luta conjunta na Educação, organização nos locais de trabalho e reforma do Ensino Médio. Uma dessas agendas ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro e contou com presença do Prof. Jimmy Robson, tesoureiro-geral da ADUFC e docente da Casa de Cultura Hispânica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele representou o sindicato no IV Encontro Nacional do ANDES-SN sobre Carreira Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e Ensino Básico das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (IEES/IMES), em Brasília. O evento reuniu mais de 60 docentes de todo o país e de diversos segmentos do EBTT e do Ensino Básico nas IEES.
A primeira mesa do encontro “Luta conjunta da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e do Magistério Superior” teve participação do Prof. Claudio Mendonça, docente EBTT da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e do Prof. David Lobão, que leciona no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e é diretor do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). Em seguida, o tema debatido foi “Relatos de experiências: enfrentamentos e possibilidade de organização e luta”, com apresentações das professoras Andrea Matos, 1ª vice-presidenta da Regional Norte II do ANDES-SN e docente da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA); Luciana Soares, docente da Criarte/Ufes Educação Infantil; Ione Mendes, da Universidade Federal de Goiás (UFG); e Rosineide Freitas, do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
No segundo dia de encontro, a Profª. Jennifer Webb, 1ª tesoureira do ANDES-SN, e o Prof. Amauri Fragoso, docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), debateram
“Carreira Única: professor/a federal e carreira nas Estaduais”. Também entrou na pauta do dia a discussão sobre os desafios das especificidades EBTT no tripé ensino-pesquisa-extensão. Conduziram o debate os professores Fábio Bezerra, do Cefet/Minas, e Renata Flores, docente da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Outro tema abordado no encontro foi o Novo Ensino Médio e a necessidade de revogação imediata da medida, com debate e exibição do documentário “Nem (Novo Ensino Médio): Um Fracasso Anunciado”, do diretor Carlos Pronzato.
(*) Com informações do ANDES-SN