Após negociações iniciadas em 8 de agosto entre a ADUFC e a Unimed-Fortaleza, foi definido o reajuste anual de 9,63% no plano de saúde conveniado do sindicato, em vigor a partir de outubro de 2023. O percentual apresentado pela Unimed inicialmente foi de 13,8%, índice rebaixado após a negociação do Sindicato, que propôs atualização de 5% em contraproposta à empresa. O reajuste será aplicado apenas aos contratos 2217 e 6198, referentes aos planos Multiplan sem coparticipação.
Ao longo dos últimos anos, a Diretoria da ADUFC tem se empenhado fortemente nas negociações com a Unimed buscando garantir reajustes abaixo dos reivindicados pela empresa e preços mais acessíveis e justos aos/às filiados/as.
Dentre os principais pontos levantados pela ADUFC na negociação estavam:
- Estabilidade dos contratos da ADUFC no que diz respeito à utilização do plano, com valores relativamente mais baixos em relação aos anos entre 2020 e 2022, período relativo à pandemia de Covid-19;
- As negociações levaram sempre em conta a avaliação dos resultados anuais obtidos e outros elementos, como sustentabilidade do plano, adesão de novos beneficiários e não oneração dos usuários, visando sempre ao equilíbrio do plano;
- A Variação do Custo Médico Hospitalar no período do reajuste de 2022 tinha um índice de aproximadamente 25% em 12 meses. No último ano, passou para 15%, o que demonstra evidente redução e tendência de queda.
Após a argumentação da ADUFC, a Unimed declinou e fez uma nova proposta de 9,63% – percentual final acordado, com vigência em 1º de outubro de 2023 para os convênios.
+ Acesse no site da ADUFC a tabela detalhada dos novos valores dos planos