A ADUFC foi representada no encontro pela diretora de Relações Intersindicais da entidade, Profª. Sônia Pereira (Foto: ANDES-SN)
A Diretoria da ADUFC esteve presente em mais uma reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do ANDES-SN, ocorrida nos dias 18 e 19 de agosto, em Brasília. O sindicato foi representado por sua diretora de Relações Intersindicais, Profª. Sônia Pereira, no encontro, que reafirmou a mobilização pela revogação do Novo Ensino Médio (NEM), pelo fim das intervenções nas universidades federais e em defesa da Campanha Salarial 2024. Também foram encaminhadas nova reunião do setor para o próximo domingo (27) e Jornada de Lutas pela Campanha Salarial, de 28 a 30 de agosto – a ADUFC participará de ambas as agendas, a serem realizadas na capital federal.
Teve destaque nos debates a luta por um reajuste que possibilite uma recomposição das remunerações de servidoras e servidores públicos após mais de uma década de perdas financeiras e de congelamento salarial nos últimos seis anos. Para os/as dirigentes presentes no encontro, a avaliação é de que só haverá avanços na negociação com o governo a partir de uma ampla frente de mobilização e com unidade entre o conjunto de entidades que representam os/as servidores/as públicos/as federais.
Também receberam atenção especial os assuntos relacionados à aposentadoria. Deliberou-se pela necessidade de reforçar a luta pela paridade entre docentes ativos e aposentados/as, bem como lutar pelo reenquadramento dessas aposentadorias. O Setor das IFES apontou ainda a urgência de avanços em pautas relevantes para o conjunto da sociedade, como a revogação imediata do excludente e racista Novo Ensino Médio (NEM) e o fim da lista tríplice para a escolha de reitores e reitoras, com a garantia de eleições diretas, paritárias e transparentes iniciando e se encerrando dentro da universidade.