(Foto: Fernanda Barros/O POVO)
Assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 2 de agosto, a notícia tão esperada pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi confirmada ontem (3) por publicação no Diário Oficial da União: a nomeação do Prof. Custódio Almeida como reitor da instituição para o período 2023-2027. Assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a designação restaura a democracia na instituição ao respeitar a ampla vontade da comunidade universitária, que, pela segunda vez, escolheu Custódio como reitor, desta vez com 89% de aceitação e 17.476 votos, ao lado da vice-reitora Diana Azevedo, na chapa UFC Viva e Democrática.
Lotado no Curso de Filosofia, Custódio Almeida é docente da UFC há 30 anos, onde já assumiu diferentes cargos de gestão: chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia (1995-1996), coordenador do Curso de Graduação em Filosofia (2000-2003), coordenador de Área da Pró-Reitoria de Graduação (2003-2007), diretor do Instituto de Cultura e Arte (2008-2011), pró-reitor de Graduação (2007-2015) e vice-reitor (2015-2019). A posse de Custódio e Diana está agendada para o dia 25 de agosto, às 17h, na Concha Acústica da UFC, com presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
A ADUFC celebra, ao lado de todos e todas que constituem a UFC, esse momento de retomada da democracia, seguindo o curso histórico do cenário político nacional. Ao longo do último quadriênio, professoras e professores que constroem o sindicato cotidianamente tiveram uma atuação fundamental no combate à intervenção bolsonarista na UFC e na defesa da democracia e autonomia universitárias. Esse contexto de mordaça e intransigência resultou em diversas perseguições à própria ADUFC e a docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. O sindicato seguiu firme e combativo por todo esse tempo, denunciando, resistindo e não calando jamais diante do desmonte assistido na universidade.
São tempos de festejar a nossa luta e de empossar, quatro anos após ter sido eleito pela primeira vez, o nosso reitor legítimo, o Prof. Custódio Almeida, ao lado da nova vice-reitora, a Profª. Diana Azevedo. É preciso continuar debatendo a democracia universitária e lutar pela mudança urgente na legislação federal e pelo fim da lista tríplice, que abriu espaço para as mais de 20 intervenções impostas às universidades federais brasileiras pelo governo anterior. A ADUFC defende eleições diretas, transparentes e paritárias para reitor(a). Intervenção nunca mais!