O Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (OPP/UFC) lançou o livro “Inclusão Social e Diversidade na Educação: Desafios do Mundo Atual”, que reúne artigos de 16 docentes e pesquisadores nacionais e de outros países sobre os desafios da inclusão pela educação. Publicado pelas Edições AINPGP, da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, a coletânea visa à troca de experiências entre contextos distintos e de forma interinstitucional e interdisciplinar
Combina elementos teóricos e práticos, sendo composta de duas partes: a primeira trata da inclusão social e educativa, bem como da formação dos professores, e a segunda refere-se aos novos olhares sobre o fracasso escolar e as propostas de novas práticas.
A publicação é organizada pelo Prof. Fernando Pires de Sousa, coordenador do OPP e docente do curso de Teoria Econômica da UFC; Prof. Éric Plaisance, emérito da Universidade de Paris Descartes, na França; e Iêda M. Maia Pires, pesquisadora da área de educação infantil há 40 anos e integrante da equipe de formação de professores da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). “O objetivo da inclusão é particularmente discutido quando se trata de ações concretas na educação e das responsabilidades dos trabalhadores sociais, dos educadores e dos professores. A expressão validada no plano internacional é a de « educação inclusiva ». Mas como a compreender de modo realista?”, questionam os organizadores do livro no texto de apresentação.