Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

BIÊNIO 2023-2025 – Nova Diretoria da ADUFC é empossada e defende vigília permanente na luta docente e por direitos

A cerimônia ocorreu na sede da ADUFC em Fortaleza, seguida de uma festa de São João
(Fotos: Nah Jereissati e Larissa Vasconcelos/ADUFC-Sindicato)

A Assembleia Geral da ADUFC empossou, na noite da última quinta-feira (1º), a sua nova Diretoria, “ADUFC nas Lutas: pela universidade pública, por mais democracia e direitos”, e o Conselho de Representantes para o biênio 2023-2025 em evento na sede da entidade em Fortaleza. Conduzida pela Profª. Kamila Bossato, do Curso de Jornalismo da UFC, a cerimônia reuniu docentes e convidados, incluindo integrantes de movimentos sociais e instituições aliadas. A posse foi seguida por uma festa que inaugurou a programação de São João do Sindicato, com o batuque do Caldeirão, grupo de percussão da ADUFC, e o forró pé-de-serra da cantora Gabriela Mendes no show “O Baile da Gabriela”. 

O presidente da Comissão Eleitoral, Prof. Franck Ribard, leu o relatório do pleito, que foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral. Em seguida, foram empossadas as chapas eleitas: “ADUFC nas Lutas” para a Diretoria, com 851 votos válidos, e as 30 para o Conselho de Representantes (CR). Ainda serão realizadas eleições suplementares para preencher as vagas remanescentes do CR.

Além da presidenta empossada, Profª. Irenísia Oliveira, e do presidente do quadriênio 2019-2023, Prof. Bruno Rocha, compuseram a mesa da solenidade o Prof. Custódio Almeida, reitor eleito pela comunidade da Universidade Federal do Ceará (UFC); a Profª. Zuleide Queiroz, 2ª vice-presidenta do ANDES-SN; Cássia Araújo, da Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce); e Stefany Tavares, diretora LGBT da Executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE). O momento também contou com a participação do Prof. Bosco Arruda, novo diretor de Assuntos de Aposentados da ADUFC, que leu um soneto de sua autoria.

Irenísia Oliveira lembrou que os movimentos sindicais e em defesa da democracia vivenciam hoje tempos de conquistas com a eleição para o governo federal e no âmbito das universidades, com a perspectiva de derrota dos interventores. Entretanto, reforçou a necessidade de se manter a vigilância, especialmente com um Congresso Nacional de ultradireita que foi eleito. “Abrimos uma luz de esperança, mas nós estamos vendo os acontecimentos e que não podemos abrir a guarda, não podemos descansar, ficar tranquilos, porque a situação é de vigília, é de estarmos atentos à luta, de encontrarmos uma organização”, disse. “A sociedade, as classes trabalhadoras precisam encontrar formas de organização e de atuação para serem atores decisivos num cenário político muito complicado”, acrescentou.

Bruno Rocha fez um discurso de balanço e despedida da Diretoria do Sindicato. “Esses quatro anos de trabalho na ADUFC, de reconstrução da entidade, só mostram que o movimento sindical e o trabalho coletivo são a forma como a gente pode se organizar na nossa estrutura e vencer barreiras que pareciam intransponíveis às vezes”, destacou. “Essa construção só foi possível porque estávamos organizados nacionalmente (com o ANDES-SN e Fonasefe) e localmente (com Fórum em Defesa do Serviço Público) (…). E tivemos o mais importante para a Diretoria de um sindicato: o apoio dos professores e professoras da universidade”. E concluiu: “Essa é uma ADUFC que resistiu pra valer e vai seguir nas lutas. É essa a ADUFC que me orgulho de ser sindicalizado e de fazer parte”.

Candidato a reitor mais votado na UFC em 2019 e 2023, Custódio Almeida ressaltou o papel fundamental de resistência da ADUFC nos últimos quatro anos contra um governo federal de extrema direita e uma intervenção na UFC. “A ADUFC foi uma das poucas luzes que brilharam em meio a esse apagão que foi o governo Bolsonaro. Eu percebia que a resistência da ADUFC fora e dentro das universidades foi algo que chamou muita atenção, e sempre com uma esperança gravada”, declarou. “O lugar da reitoria não é o do sindicato e vice-versa, mas essa relação tem que ser de grande respeito. A gente tem certeza que vai ser capaz de defender as lutas comuns pela educação pública gratuita”, complementou.

As outras integrantes da mesa também lembraram dos momentos recentes de luta ao lado da ADUFC por vacina, democracia e educação. “A ADUFC foi peça fundamental na sobrevivência do movimento estudantil nos últimos anos (durante a intervenção na UFC). Agradecemos ao Sindicato e aos professores filiados por terem votado em Assembleia Geral por apoiar os estudantes. Tivemos militantes expostos, perseguidos, que perderam matrícula”, relatou Stefany Tavares. “Pela diversidade das universidades que representa, esse sindicato tinha que ter essa cara. E agora temos uma mulher no poder, o que não é qualquer coisa”, comemorou Zuleide Queiroz. Cássia Araújo destacou a luta coletiva na universidade. “A ADUFC nunca esteve tão presente no Sintufce como nos últimos quatro anos e percebemos que os dois sindicatos estão cada vez mais fortes”, atestou.

As eleições da ADUFC ocorreram nos dias 26 e 27 de abril, de forma presencial, através de urnas do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) distribuídas nos departamentos e unidades acadêmicas, bem como nos prédios do Sindicato na capital e no interior. Somente uma chapa foi inscrita no pleito para a Diretoria. Puderam votar professoras e professores sindicalizados da UFC, UFCA e UNILAB.

Conheça a Diretoria da ADUFC (Biênio 2023-2025):

Presidenta:
Irenísia Torres de Oliveira (Deptº. de Literatura – CH/UFC)
Vice-presidente:
Roberto da Justa Pires Neto (Deptº. de Saúde Comunitária – FAMED/UFC)
Secretária-geral:
Maria Inês Escobar (Deptº. de Ciências do Solo – CCA/UFC)
1ª Secretária:
Aline Cristina de Oliveira Abbonizio (Instituto de Humanidades – UNILAB)
Tesoureiro-geral:
Jimmy Robson Rodrigues da Costa (Cultura Hispânica – CH/UFC)
1ª Tesoureira:
Daniele de Oliveira Bezerra de Sousa (Deptº. de Bioquímica e Biologia Molecular – CC/UFC)
Diretora de Patrimônio:
Amanda Bezerra de Sousa Pino (Centro de Ciências e Tecnologia/UFCA)
Diretor de Assuntos de Aposentados:
João Bosco Furtado Arruda (Aposentado do Deptº. de Engenharia Mecânica/UFC)
Diretora de Atividades Científico-Culturais:
Ana Amélia de Moura Cavalcante de Melo (Deptº. de História/UFC)
Diretora de Relações Intersindicais:
Sônia Pereira (Aposentada do Deptº. de Estudos Especializados – FACED/UFC)
1ª Suplente:
Luana Viana Costa e Silva (Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária – Campus Crateús/UFC)
2º Suplente:
Willian Fernando Domingues Vilela (Inst. Formação de Professores – Campus Brejo Santo/UFCA)

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]