A Comissão Eleitoral Central (CEC) promulgou, na noite da última terça-feira (16), o resultado final da apuração das eleições da Diretoria do ANDES-SN (biênio 2023-2025), com um total de 16.351 votos computados, dos quais 103 brancos e 174 nulos. A chapa mais votada, conforme antecipado pelo CEC no domingo (14), foi a 1 “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar”, que obteve 7.058 votos e tem como candidato a presidente o Prof. Gustavo Seferian, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A Chapa 3 “RENOVA ANDES” recebeu 6.763 votos, e a Chapa 2 “ANDES-SN Classista e de Luta”, 2.253 votos.
Docentes da ADUFC participaram de todo o processo eleitoral, com 478 votantes contabilizados nas 16 urnas do Sindicato em Fortaleza e seis cidades do interior, sendo 475 válidos e três nulos (Chapa 1 – 398 votos, Chapa 2 – 6 votos, Chapa 3 – 71 votos). Do total apurado, 459 votos foram de docentes das universidades representadas pela ADUFC e 19 de outras instituições. A participação dos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) representa aumento de 50% em relação ao último pleito do Sindicato Nacional.
Na avaliação da secretária-geral da ADUFC, Profª. Helena Martins, a participação expressiva de sindicalizados e sindicalizadas no processo eleitoral mostra que a categoria compreende a importância do Sindicato Nacional. “Viramos uma página da nossa história em que o Sindicato Nacional foi apresentado como um problema, de forma despolitizada, por meio de ataques que culminavam com a defesa de uma atuação estritamente local e isolada da ADUFC”, destaca. “As lutas que construímos juntos nos últimos quatro anos, como a resistência contra a PEC 32, mostraram o imenso trabalho que é feito nacionalmente e a importância de atuarmos de forma unificada”, complementa a docente.
Procurado pela equipe de comunicação da ADUFC, o presidente eleito do ANDES-SN, Prof. Gustavo Seferian, agradeceu os votos dos docentes da UFC, UFCA e UNILAB e a disposição da categoria na construção do Sindicato Nacional. “Que a gente possa no próximo biênio manter o nosso sindicato autônomo e independente, seguir com as melhores e mais profundas articulações, construindo espaços grandiosos, como certamente será o nosso próximo congresso em Fortaleza, e impulsionando as lutas no lugar em que o ANDES-SN sempre esteve, ao lado da classe trabalhadora”, declarou.
O Prof. Carlos Diego Rodrigues (Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC), que integrou a Comissão Eleitoral Local, diz que a votação ocorreu de forma tranquila nas seções da ADUFC. “Não houve registros de ocorrências ou tumultos ao longo do processo de votação ou apuração, que transcorreu de forma transparente e ágil graças à experiente equipe da ADUFC na organização do pleito”, reforça, apontando que o aumento no número de docentes que foram às urnas “reflete o crescente engajamento da ADUFC com as pautas políticas e sindicais nacionais”.
A sede da ADUFC em Fortaleza foi uma das seções eleitorais do pleito do ANDES-SN (Foto: Nah Jereissati/ADUFC-Sindicato)
Conheça os nomes eleitos para a Regional Nordeste I, que engloba docentes do Ceará:
1º vice-presidente: Luiz Eduardo Neves dos Santos (UFMA)
2ª vice-presidenta: Letícia Carolina Pereira do Nascimento (UFPI)
1ª secretária: Maria do Céu de Lima (UFC)
2ª secretária: Lila Cristina Xavier Luz (UFPI)
1ª tesoureira: Sâmbara Paula Francelino (UECE)
2ª tesoureira: Célia Soares Martins (UFMA)