A Diretoria da ADUFC repudia veementemente a ação de reintegração de posse, ocorrendo esta manhã (10), em imóvel que há décadas é ocupado pelo Diretório Central dos Estudantes da UFC. A ação de despejo é resultado de processo movido pela intervenção da UFC e soma-se aos muitos ataques e sabotagens que essa gestão autoritária vem promovendo contra o movimento estudantil ao longo de quase quatro anos.
Não bastou expulsar os estudantes dos conselhos superiores da universidade, expor dados acadêmicos de representante estudantil, negar a infraestrutura para realização de eleições de seus representantes, usar a comunicação oficial para criminalizar as ações estudantis. Agora o interventor quer negar também o espaço físico e de memória do movimento, numa tentativa de criminalizar, fragilizar e dificultar a organização coletiva dos estudantes. De todos as investidas da intervenção contra a democracia universitária, nenhuma delas foi tão virulenta quanto os ataques à organização e participação estudantil, em sua diversidade, o que apenas comprova a feição antipovo dessa gestão bolsonarista.
Agora, no apagar das luzes do autoritarismo na UFC, os estudantes estão tendo de enfrentar mais essa violência. Fiquem aqui registrados nosso mais profundo repúdio a mais esse ataque da intervenção e o empenho de nossa irrestrita solidariedade aos estudantes da Universidade Federal do Ceará.