É com pesar que a ADUFC comunica o falecimento, nesta quarta-feira (21), de Prof. José Tarquínio Prisco, emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Aposentado pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, o docente foi um dos pioneiros da Fisiologia Vegetal no Estado do Ceara.
O Prof. Tarquínio era graduado em Agronomia pela UFC, com mestrado em Ciências, na área de Horticultura, e doutorado em Botânica/Fisiologia Vegetal, ambos pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Ocupou o cargo de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e atuou como professor visitante no Laboratório de Pesquisa Ambiental da Universidade do Arizona e no Instituto de Fisiologia Vegetal da Universidade de Giessen, na Alemanha.
Em sua jornada acadêmica, o docente foi pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal), integrante do Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação (FUNCAP) e membro da Academia Cearense de Ciências.
O velório tem início hoje (21), às 21h, na funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688, Aldeota), em Fortaleza. A missa de corpo presente será realizada amanhã (22), às 10h, seguida do sepultamento, às 12h, no cemitério Parque da Paz. Neste momento de grande tristeza, a ADUFC se solidariza e abraça familiares, amigos e ex-alunos de José Tarquínio Prisco.