A ADUFC-Sindicato lamenta, profundamente, a morte do Prof. Francisco Aecio Guedes Almeida (1942-2022), aposentado do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), aos 80 anos, no último domingo (18). Graduado pela antiga Escola de Agronomia da instituição (1967), o docente tinha como principais linhas de estudo Ecologia Geral, Ecologia Vegetal e Manejo de Pastagens, com atuação nas temáticas de Ciclismo, Ecofisiologia e Meio Ambiente.
Aécio Guedes também tinha especialização em Greenhouse Management (Manejo de Estufa) pela University of Arizona (1974), nos Estados Unidos. Na mesma universidade norte-americana, fez mestrado (1974) e doutorado (1979).
Na década de 1980, chegou a atuar como sub-chefe do Departamento de Biologia da UFC. Entre as atividades de Extensão que coordenou na universidade, estão o Programa de Produção Vegetal – Subprograma Cultivos Pioneiros, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e o Programa com a Cultura do Cajueiro, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O velório está ocorrendo na Funerária Ternura, em Fortaleza, onde ocorrerá uma missa de corpo presente nesta segunda-feira (19), às 14h30. O sepultamento será no Cemitério Parque da Paz, às 16h. Neste momento de grande tristeza, a ADUFC presta solidariedade e deseja conforto a toda a família, aos amigos e ex-alunos do Prof. Francisco Aecio Guedes Almeida.