A ADUFC-Sindicato lamenta, profundamente, a morte do Prof. Vicente Walmick Almeida Vieira, no último domingo (12/6). O docente, que completaria 80 anos em agosto, foi lotado por muito tempo no Departamento de Física e depois passou a atuar no Centro de Tecnologia, de onde se aposentou em 2012. Walmick também participou da fundação do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, em 2005.
O Prof. Vicente Walmick era graduado em Física pela UFC (1968), onde também desenvolveu e defendeu dissertação de mestrado na mesma área (1980). Ainda em Física, o docente concluiu sua tese de doutorado pela University of Copenhagen (1985), na Dinamarca. Sua trajetória também é marcada por militância social e enfrentamento à ditadura civil-militar do Brasil. Em 1973, aos 31 anos e então professor do Departamento de Engenharia da UFC, ele foi acusado de “subversão”, detido e encaminhado a uma unidade do Exército no município de Maranguape. Lá, foram 11 meses de prisão, tempo em que sofreu maus tratos e tortura.
A partida do Prof. Walmick é sentida por estudantes, familiares, amigos, colegas de trabalho e companheiros de militância política, que reforçam a trajetória profissional de respeito e admiração que ele construiu. Neste momento de dor, a ADUFC presta solidariedade a toda a comunidade acadêmica do Centro de Ciências e do Centro de Tecnologia da UFC em Fortaleza e estende as condolências à família e aos amigos do docente, o qual era associado a este sindicato.
O velório segue durante toda a manhã e parte da tarde desta segunda-feira (13/6), na Funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1.688), em Fortaleza. Às 16h, haverá missa e, na sequência, o corpo segue para cremação, sem cortejo.