(Fotos: SINDUECE/Divulgação)
A ADUFC-Sindicato marcou presença em ato realizado por docentes das três universidades estaduais do Ceará (UECE, URCA e UVA), na manhã desta sexta-feira (18), que protestaram nas proximidades do Palácio da Abolição, no cruzamento da Av. Barão de Studart com a Rua Tenente Benévolo, em Fortaleza. Os professores pressionam o governador Camilo Santana para que as vagas anunciadas para o concurso público para professor efetivo contenham Dedicação Exclusiva (DE). Segundo informações das Reitorias, a negociação com o Executivo estadual não autorizou que as 693 vagas disponibilizadas para as estaduais fossem com DE.
“Estamos aqui em solidariedade à luta muito justa dos professores das universidades estaduais, à luta histórica por paridade. A qualidade no ensino superior passa pela Dedicação Exclusiva (…). Essa é uma luta histórica do movimento docente nacionalmente, e nós trazemos essa pauta para as universidades estaduais”, destacou o presidente da ADUFC, Prof. Bruno Rocha, que esteve na manifestação.
A promoção do ato foi deliberada em assembleia geral conjunta entre as bases dos sindicatos das três universidades estaduais, na última segunda-feira (14), que contou com a participação de mais de 160 docentes. “A gente sabe que a DE é uma forma de ter professores mais qualificados na universidade. O ensino superior não é só sala de aula e isso é uma questão muito preocupante para a gente (…). Fora a diferenciação que vai existir, a desigualdade que vai criar entre professores com DE e o grupo novo que vai entrar sem”, aponta a presidenta da SINDUECE, Profª. Virgínia Assunção.
Após o ato, uma comissão de professores foi recebida pela assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Zelma Madeira, para apresentar as demandas reivindicadas ao governador.
*Com informações da SINDUECE
[+] Veja a fala do presidente da ADUFC, Prof. Bruno Rocha, no ato desta sexta-feira (18):