Como parte da agenda cultural de encerramento do ano, a ADUFC promove atividades no próximo domingo (12/12), na programação do Corredor Cultural do Benfica. As atividades iniciam às 9h com o lançamento presencial do livro “Nova Gazeta Renana”, no Anfiteatro da Arquitetura (UFC). Logo em seguida, às 10h30, será realizado, no mesmo local, o debate “Educação, cultura e arte: superando desafios em tempos de pandemia”. Participam da mesa a Profª Heulália Rafante, diretora da FACED/UFC; Maria Amélia Mamede, produtora cultural e jornalista; Dalwton Moura, compositor, produtor cultural e jornalista; e Paola Torres, professora da FAMED/UFC.
No lançamento, professores/as receberão gratuitamente o livro e serão convidados/as a ler e comentar um dos artigos. O intuito é que a roda de conversa provoque discussões sobre os desafios e as contribuições da classe trabalhadora, ontem e hoje.
A obra Nova Gazeta Renana é uma edição inédita no Brasil e compreende todos os artigos de Karl Marx e Friedrich Engels. Em março foi lançado pela Editora Expressão Popular, mas ainda de forma virtual em razão da pandemia. A iniciativa é uma parceria da Escola Nacional Florestan Fernandes e da Fundação Rosa Luxemburgo com a ADUFC-Sindicato e outras seções sindicais do ANDES-SN: ADUFF, ADUFPEL, ADUFOP e ADUNIRIO.
A edição, em dois volumes (com 600 e 817 páginas, respectivamente), reúne as publicações do diário da Liga dos Comunistas durante a revolução alemã e a contrarrevolução na Europa entre 1º de junho de 1848 e 19 de maio de 1849. A Nova Gazeta Renana foi um modelo de periódico revolucionário, com ampla difusão entre os trabalhadores para difundir ideias científicas e doutrina clara, transformando-as em poder material para o proletariado.
Ação da ADUFC inspirou reedições
Em setembro do ano passado, o ANDES-SN começou a firmar parceria com a editora Expressão Popular para a reedição de várias publicações que tivessem relação com as pautas do Sindicato Nacional. A ideia surgiu com base nas experiências de sindicatos que já tinham projetos semelhantes, como a reedição, pela ADUFC, do romance “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, de Lima Barreto. A obra literária foi escolhida para incentivar a noção intelectual de que a literatura é um bem para qualquer área de conhecimento dentro da universidade. A edição entrou também no clube do livro da editora.
(*) Acesse no site da ADUFC a programação completa do fim de semana de luta e arte
(*) O passaporte vacinal será cobrado para participação na atividade. Vá de máscara (de preferência pff2 ou cirúrgica), use álcool em gel, mantenha o distanciamento social no local.