Encerra-se nesta sexta-feira (12/11) o 1º Encontro Regional Nordeste 1 do ANDES-SN (biênio 2020-2022), que debateu “O sindicalismo em tempos de pandemia e neoliberalismo”. O evento teve início na última quinta-feira (11/11) e foi transmitido no YouTube da ADUFC. Entraram na pauta temas como o movimento sindical, as dificuldades criadas pelo trabalho remoto, a conjuntura política nacional, a autonomia universitária, dentre outros.
A abertura do encontro, na quinta-feira (11) à noite, apresentou a mesa “Movimento sindical e conjuntura política brasileira”. Em sua palestra, o Prof. Sadi Dal Rosso, docente da Universidade de Brasília (UnB), fez uma contextualização sobre a resistência do movimento docente sindical nas últimas décadas até hoje, com foco no período do regime civil-militar no país. “Foi nesse contexto de repressão que nasceu o ANDES-Sindicato Nacional, junto com dezenas de outras organizações na sociedade brasileira”, destacou.
O docente abordou também dificuldades do sindicalismo recente, como a mobilização das bases, a ampliação das filiações e as fragmentações das frentes de luta. O Prof. Sebastião Arailson, da Seção Sindical do ANDES-SN no Instituto de Ensino Tecnológico (SINDCENTEC); e a 1ª vice-presidenta Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, a Profª. Sâmbara Ribeiro, compuseram a mesa mediando o diálogo do público com o palestrante.
Já na mesa “Trabalho remoto e a precarização do trabalho docente em tempos pandêmicos”, no dia 11, a Profª. Eblin Farage, da Universidade Federal Fluminense (UFF), ressaltou a luta docente para garantir um retorno presencial das aulas com adequadas condições sanitárias e de infraestrutura. “A gente não pode cair na armadilha de parecer que não quer retornar presencialmente. O que temos que reafirmar é que queremos condições para o retorno presencial, e não podem ser restritas à vacinação”, aponta. O encontro teve ainda a participação da Profª. Renata Flores, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e mediação dos professores Gisvaldo Oliveira e Olívia Araújo, 1º secretário e 2ª secretária da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, respectivamente.
O 1º Encontro Regional Nordeste 1 do ANDES-SN será encerrado nesta sexta-feira (12) à noite com a mesa “Autonomia e intervenções nas universidades”, com palestra do Prof. Antônio Gonçalves (APRUMA), e mediação do Prof. Diego Rodrigues, 2º tesoureiro Regional Nordeste 1 do ANDES-SN; e da Profª. Patrícia Vasconcelos Frota (SINDIUVA). A mesa sucede o debate sobre “Ataque ao serviço público e a situação das universidades estaduais”, com exposições dos docentes Milton Pinheiro e Zuleide Queiroz, 1º vice-presidente e 2ª vice-presidenta do ANDES-SN, respectivamente. Mediam o debate os professores Cláudio Mendonça, 2º vice-presidente da Regional NE-1 do ANDES-SN, e Bruno Rogers (SINDUEMA).