Em alusão ao Mês dos Professores e Professoras, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) realizou uma sessão solene, no último dia 25 de outubro, no Plenário 13 de Maio. Ao lado de outros professores do estado, o presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Bruno Rocha, participou da solenidade, que contou com homenagem à categoria docente e aos educadores cearenses do ensino básico e superior que perderam a vida em decorrência da Covid-19.
O evento foi proposto por um conjunto de deputados estaduais e enalteceu o trabalho prestado por professores e professoras à sociedade cearense, especialmente com as dificuldades impostas pela pandemia. “Antes de terem suas carreiras ideologicamente distorcidas em sacerdócio, o que professores e professoras do Brasil merecem é reconhecimento, respeito e valorização do seu trabalho. Valorização à contribuição inestimável que oferecem, individual e coletivamente, ao conjunto da sociedade”, enfatizou o deputado Guilherme Sampaio (PT), um dos autores do requerimento.
Ex-secretário estadual da Educação, o deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE) reforçou que “todo dia é dia de defender professor”, especialmente no atual contexto de ataques do Governo Federal à educação pública. “Como a gente quer melhorar a educação sem fortalecer o vínculo do professor com a comunidade escolar, com os estudantes, com os outros professores?”, questionou o parlamentar.
Estavam presentes no encontro docentes da rede pública e particular de ensino que atuam em escolas, universidades e institutos federais.
(*) Com informações da AL-CE