A ADUFC-Sindicato lamenta, profundamente, a morte do Prof. Nicolino Trompieri Filho, aos 80 anos, ocorrida nesta quarta-feira (15/9). Ele foi diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC), onde lecionou por quase 40 anos antes de se aposentar. Também foi chefe do Departamento de Educação, do antigo Centro de Estudos Sociais Aplicados da UFC; vice-diretor da FACED; e assumiu as funções de chefe e vice-chefe do Departamento de Fundamentos da Educação em diversas ocasiões.
O docente, que era filiado a este sindicato, foi admitido na UFC em 1976 e tornou-se referência acadêmica para muitos estudantes. Cursou graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado e doutorado em Educação pela UFC, onde atuava no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, sendo orientador de mestrado e doutorado.
Nicolino Trompieri Filho tinha larga experiência na área de Educação e se dedicou a temas como avaliação educacional, avaliação curricular, construtivismo, ensino de matemática, rendimento escolar e análise métrica de instrumentos de avaliação, formação de professores, economia política e desenvolvimento sustentável.
Neste momento de grande dor, a ADUFC oferece solidariedade e um abraço de conforto aos familiares, amigos e ex-alunos do Prof. Nicolino Trompieri Filho, que deixa o legado do amor à educação para as gerações posteriores.