(Fotos: Gabriel Oliveira /@ujsceara)
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi recebido com protestos na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na última quinta-feira (5/8), quando acompanhou a cerimônia de posse do novo reitor da instituição, Roque do Nascimento Albuquerque. O gestor do staff de Jair Bolsonaro ouviu palavras de “Fora Genocida” e gritos contra os cortes na educação pública.
Em Assembleia Geral realizada no dia anterior à visita de Milton Ribeiro, as três categorias que compõem a universidade – professores, estudantes e técnico-administrativos – deliberaram uma pauta conjunta em defesa da educação, incluindo apoio ao ato em repúdio à presença do ministro. Em nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNILAB repudiou “a presença de um dirigente que tanto prejudica a educação brasileira”. “Desde que assumiu o MEC, em julho do ano passado, o pastor implementou políticas destrutivas na educação básica e superior, fez declarações absurdas e reduziu o diálogo com as classes que compõem a área”, diz o texto.
O movimento estudantil também lembrou que Milton Ribeiro contribuiu com o desmonte da assistência estudantil e a redução da verba destinada à permanência das classes mais vulneráveis na universidade, além de exigir o retorno de aulas presenciais em plena pandemia e sem vacinação massiva da população. “Milton se exime de responsabilidades, foge do trabalho, profere despautérios a respeito da pasta que dirige e, agora, visita a nossa universidade. A presença do ministro é um desrespeito para com quem constrói a educação e não pode ser vista com bons olhos. Milton não é bem-vindo”, pontuou a nota.
Participaram do ato representantes do DCE da UNILAB, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barreiras, do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas da UNILAB, do Coletivo de Estudantes Quilombola da UNILAB, da Juventude Esperançar, da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União da Juventude Socialista (UJS).