A Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, uma instituição filantrópica com mais de 160 anos de atuação, está com uma campanha de arrecadação de doações vinculadas às contas de água e energia. Contribuintes podem se cadastrar como doadores através da Central de Doações da Santa Casa, com contribuições mensais de qualquer valor. O cadastro é feito de forma rápida, sendo requeridos alguns dados pessoais. O ideal é, no momento do cadastro, portar a conta à qual será vinculada a doação.
De acordo com a direção da Santa Casa, as doações reforçarão os custos ocasionados com a pandemia de Covid-19, uma vez que a instituição segue de portas abertas atendendo pacientes de todo o estado. Atualmente, são oferecidos serviços de quimioterapia, hemodiálise, endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia, mamografia, radiologia, tomografia, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia e patologia clínica. Em 2020, foram realizadas 32.966 consultas e 9.933 cirurgias.
A instituição foi fundada em 12 de fevereiro de 1861, inicialmente com o nome de Irmandade da Misericórdia. Em março do mesmo ano, teve seu nome alterado para Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, tendo como mantenedora a Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza. Sob sua administração encontram-se o Hospital da Santa Casa e o Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo, com 268 e 130 leitos, respectivamente, todos destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
(*) Para contribuir, ligue para a Central de Doações da Santa Casa: (85) 3392.0301.
(**) Mais informações sobre doações à Santa Casa podem ser obtidas AQUI.