Mobilizados pelo sentimento de revolta e indignação contra as arbitrariedades de Jair Bolsonaro à frente da gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil, ex-alunos do curso de Direito da UFC se uniram para assinar um pedido de impeachment contra o presidente da República. O documento já coletou cerca de 400 assinaturas e envolve um grupo diverso de signatários: políticos, artistas, defensores públicos, advogados, escrivães, funcionários públicos, policiais, dentre outros.
Na última quarta-feira (30/6), o tema foi pauta do programa Café com Democracia, da TV Atitude Popular. O programa foi mediado pelo jornalista Alberto Perdigão e recebeu as ex-alunas do Curso de Direito da UFC Marcele Caroline, advogada e autora do manifesto, e Ecila Menezes, integrante da Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia (ABJD-CE).
“O conteúdo (do pedido de impeachment) é uma tentativa de rebater as falas reiteradas do presidente da República contra a democracia, as instituições, o legítimo processo democrático e eleitoral. O documento defende o que temos de mais precioso, que é essa base constitucional democrática”, declara Marcele Caroline.
O jornalista Alberto Perdigão citou o interventor Cândido Albuquerque, que foi nomeado reitor por Bolsonaro mesmo tendo ficado em último lugar na consulta feita à comunidade acadêmica da UFC. “Espero que esse manifesto dos ex-alunos do Cândido Albuquerque cheguem à mesa dele para ele saber que existe um pensamento democrático na universidade e que a ciência não nega isso, ela acolhe esse sentimento democrático”, disse, ressaltando que Cândido representa a falta de democracia do Governo Federal.
Ecila Menezes aponta a responsabilidade de toda a comunidade universitária, incluindo os estudantes, na defesa da universidade pública. “As falas do presidente são contra o Brasil e o povo brasileiro, e também contra a universidade, contra a Universidade Federal do Ceará. Quem defende a universidade diz Fora Bolsonaro”, destaca. “Entre os vários crimes deste governo está o desrespeito completo ao espírito principal da Constituição Federal de 1988, que defende os direitos humanos e oferece um Estado que permite superar minimamente uma exclusão brutal da população brasileira”, acrescenta.
A proposta é que, nas próximas semanas, o documento seja entregue ao presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), e se junte aos mais de 100 pedidos de impedimento que aguardam análise na Casa.
(*) Acesse AQUI o pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro.
(*) Para assistir ao programa Café com Democracia que aborda o tema, clique AQUI.