A potência da cultura sertaneja, a luta pela reforma agrária, e a força das tradições e culturas nordestinas deram o tom da Festa de São João 2021 da ADUFC, apresentada na noite da última quinta-feira (24/6). Com a impossibilidade dos encontros presenciais em razão da pandemia de Covid-19, o sindicato apresentou a docentes da UFC, UFCA e UNILAB e ao público geral o espetáculo musical “Remoenda”, com o multiartista João do Crato e integrantes do grupo Na Base da Chinela. Ainda que virtualmente, o show permitiu-nos celebrar essa tradição. Em tempos de lutas e resistências, de dores e tristezas, a arte abre e revela caminhos para seguir e persistir.
“A gente tem vivido momentos muito difíceis, com perseguições aos professores de todas as formas, e é muito importante nós estarmos próximos da arte e da cultura, da música, do teatro, do cinema, de várias manifestações artísticas da dança”, destacou o diretor de Atividades Científicas e Culturais da ADUFC, Prof. Tiago Coutinho, na apresentação do espetáculo, que foi transmitido no canal do sindicato no YouTube.
João do Crato é um multiartista com mais de 40 anos de carreira e se define como “um canto amparado pelo tocador e seu instrumento/ a maestria da melodia adornando a poesia do pensador”. O artista se apresentou ao lado de Ranier Oliveira (sanfona e vocal), Flauberto Gomes (zabumba e vocal), Vinícius Pinho (percuteria e vocal), Boris Ulisses (contrabaixo) e Fabrício da Rocha (violão e voz).
No show, João do Crato explicou que o espetáculo foi idealizado para encerrar uma “mostra de trabalhadores experimentadores do semiárido brasileiro”. Aqui, o trabalho de pessoas que lidam e vivem no campo, a luta pela terra, pela defesa da agricultura familiar fundem-se como inspiração para o Remoenda. “A gente está remoendo canções que nos embalaram, que deixaram a nossa luta mais fervente para enfrentar esse neoliberalismo que está nos assolando com tanta crueldade, mas que estamos peitando com muita veemência”, menifestou-se o artista.
(*) O show está salvo no candal da ADUFC no YouTube da ADUFC e pode ser assistido, na íntegra, AQUI.